exercícios de neuróbica

Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente?
O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.
A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.
“O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória”, explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. “Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente”. 

neuróbica

Para o neurologista da Unifesp Ivan Okamoto, tais exercícios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, porém, tais habilidades em nada se relacionam com a memória.
“Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero”, explica o especialista. 

Como funciona a neuróbica?
A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam à reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo. “São esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável”, explica Mariuza Pregnolato.
Quanto mais o cérebro é treinado, mais afiado ele ficará, mas para isso não precisa se matar nos testes de QI ou nas palavras cruzadas para ter resultados satisfatórios. “Estas atividades funcionam, mas a neuróbica é ainda mais simples. Em vez de se inscrever em um super desafio de matemática e ficar decorando fórmulas, que tal vestir-se de olhos fechados ou andar de trás para frente?”, sugere a especialista. A proposta da neuróbica é mudar o comportamento rotineiro para “forçar” a memória. Por isso, é recomendável virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção ou usar um novo caminho para ir ao trabalho.

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O papel dos sentidos
O programa de exercícios da neuróbica oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações de seus sentidos – visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos “sentidos” de cunho emocional e social.
“Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações, assim, quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação. Se a visão foi dificultada, e é isso que faz com que você sinta o efeito dos exercícios, outros sentidos serão aguçados como compensação”, explica Mariuza.
Para estimular o paladar, uma dica bacana é fazer combinações gastronômicas inusitadas. Já pensou em misturar doce com salgado? Maionese com leite condensado?  

Saiba Mais

Corpinho de 40 e mente de 20!
A neuróbica não vai lhe devolver o cérebro dos vinte anos, mas pode ajudá-lo a acessar o seu arquivo de memórias. “Não dá para aumentar nossa capacidade cerebral, o que acontece é que com os exercícios você consegue ativar áreas do seu cérebro que deixou de usar por falta de treino”, explica Mariuza.
“Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer”. 

21 dicas para você montar seu treino
O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:
1-Use o relógio de pulso no braço direito;
2-Ande pela casa de trás para frente;
3-Vista-se de olhos fechados;
4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;
5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado; 

6-Veja as horas num espelho;
7-Troque o mouse do computador de lado;
8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda – ou a direita, se for canhoto;
9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;
10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;
12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef; 

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13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;
14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes.
16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;
17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;
18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;
19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;
20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;
21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão? 

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Hábitos saudáveis
Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida. O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios e com a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo e a mente saudáveis.
“A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo vapor”, explica o especialista.  

 

By LifeMojo Team / June 3, 2010

2 Comments

Vamos enfrentá-lo, todos poderiam se beneficiar de ser mais focado e cognitivas. Algumas pessoas gostariam de ter uma melhor concentração para que eles possam estudar com mais facilidade e alguns querem que para fins de seu trabalho. O fato interessante é que o que comemos e bebemos afecta directamente mais do que apenas o nosso peso e níveis de energia. Fazer as escolhas certas pode realmente ajudar a nossa concentração.

Foods to Improve Concentration

Cansaço e incapacidade de concentrar-se pode ser um problema comum, muitas vezes sanada através de hábitos de vida melhor, como dormir adicional, redução do stress e mudanças na dieta. Alimentos que não fazem você só fisicamente mais forte, eles também são a sua fonte para aumentar as funções cerebrais, aumentar a memória e melhoram a concentração. É verdade, uma dieta rica em ácidos graxos essenciais, frutas e legumes faz maravilhas para o poder do cérebro. Então, aqui estão alguns alimentos para ajudá-lo com seus níveis de concentração:

  • Café: O café tem sido uma espera velha, porque o que ele contém cafeína aumenta alerta. Milhões de pessoas ao redor do mundo desfrutar de uma xícara de café todas as manhãs, porque acreditam que ele acorda-los e ajuda-los a permanecer alerta e acordado no trabalho. No entanto, manter o café a três xícaras por dia ou menos; mais do que isso eo risco de doença cardíaca aumenta e pode até mesmo fazer você se sentir desconfortável.

  • Ginseng e Ginkgo Biloba: Ginseng e Ginkgo Biloba são as duas mais famosas ervas chinesas que também deveria ser bom para a concentração e função de memória. Ambos têm sido usados por milhares de anos na China. Uma combinação de duas antigas ervas remédios podem aumentar dramaticamente o poder do cérebro e pode ter aplicações na medicina, dizem os cientistas. Segundo os cientistas, a combinação desses dois remédios ervais podem aumentar dramaticamente o poder do cérebro. Os pesquisadores mostraram que a ginkgo biloba pode melhorar o poder de concentração, enquanto o ginseng aguça a memória. Os investigadores sugerem que as ervas podem também ser úteis no tratamento de distúrbios neurológicos.

  • Peixes: Os peixes como atum, salmão, cavala e arenque são boas fontes de muito-3 os ácidos gordos omega, que diretamente ajuda o cérebro, aumentando a atividade do cérebro e promover seu correcto funcionamento. Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 tem sido associada ao menor risco de demência e acidente vascular cerebral, e proteção contra doenças degenerativas, como mal de Alzheimer. Recomenda-se comer duas porções de peixe por semana para o cérebro e saúde do coração.

  • : Estudos em animais sugerem que os cranberries Cranberry contém uma alta dose de antioxidantes que protegem o cérebro de alguns dos radicais livres que causam danos que podem causar perda de coordenação e de memória. Os estudos de dois antioxidantes mais ampla – e procianidinas anthocyanidins – parece ser particularmente adepto de desligar uma enzima cerebral (xantina oxidase), que realmente estimule a criação de radicais livres de oxigênio. A pesquisa preliminar mostra também que os cranberries podem reduzir os danos das células cerebrais, associada com acidente vascular cerebral. Os resultados sugerem que os cranberries podem ajudar na recuperação de AVC, especialmente em suas fases iniciais, em que o dano mais grave ocorre.

  • Batata doce (Shakarkand): ricos em antioxidantes, batatas-doces contêm uma dose saudável de hidratos de carbono – a única fonte de combustível que o cérebro usa – sem causar uma espiga de açúcar. Este fluxo constante de energia pode ajudar você a ficar concentrado durante horas a fio, e também vai manter seus níveis de energia para cima. A batata-doce também são ricas em beta-caroteno, que pode melhorar a função cognitiva. De acordo com um estudo recente, homens que consomem suplementos de beta-caroteno durante um longo tempo foi significativamente maior que aqueles que tomaram placebo nos testes de habilidade cognitiva geral.

  • Azeite: Azeite também é elevado em ácidos graxos ômega 3, que ajuda a melhorar a concentração e apoio do sistema global de muitas maneiras.

  • Brahmi: Brahmi (Bacopa monnieri) é um médico de Ayurvedic erva indiana disse que está a melhorar a concentração, bem como alimenta o cérebro. Ela é utilizada para auxiliar o aprendizado ea memória, e tratar a ansiedade e transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH).

  • Cordeiro: Cordeiro contém vitamina B12 e ferro. O ferro é importante para a saúde do cérebro, e uma deficiência de ferro pode levar a performance mental pobre e falta de concentração.

  • Oatmeal: É ótima fonte de carboidratos saudáveis. Ela ajuda a manter um nível de açúcar no sangue estável que manterá sua alta concentração, enquanto a energia rápida irá prepará-lo para chegar ao foco.

  • Espinafre: é rico em antioxidantes e minerais, e é um dos mais ricos folhas verdes de ferro, que ajuda a aumentar a concentração e reduzir o risco de declínio relacionadas com a idade em poder do cérebro. Os pesquisadores descobriram que a alimentação de animais de laboratório envelhecimento com dietas ricas espinafre melhorou significativamente a sua capacidade de aprendizagem e suas habilidades motoras.

                      Certifique-se que sua dieta contém todos estes alimentos, aumentando a concentração, se você quiser ser mais focado, produtivo e alerta para a maior parte do dia.

                      IMPORTANTE: Esta é uma página traduzida máquina que é fornecida “como está” sem garantia. A tradução automática pode ser difícil de compreender. Por favor, consulte o original Inglês artigo sempre que possível.

                      Tags: Concentration, Nutrition, Food, Brain, Mental Health

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                      Pimenta caiena (Capisicum frutescens sp)

                      Também conhecida como pimenta vermelha, estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, é rica em vitaminas A e C. É a mais medicinal das pimentas.
                      Um estudo feito pelo Instituto Politécnico de Oxford revelou que a pimenta caiena aumenta o metabolismo em 20%, bem como evidenciou sua propriedade de retirar gorduras das artérias.
                      Além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda a criar calor e estimula a circulação, ajudando no processo de purificação e eliminação das toxinas.
                      Quantidade indicada: 3 gramas ou 450 mg (cápsulas) duas vezes ao dia.

                      RECEITA PARA DESINTOXICAÇÃO

                      Misturar o suco de um limão com meio copo de água morna e uma colher de chá rasa de pimenta caiena. Tomar pela manhã em jejum por um mês ou mais. Essa receita é muito eficaz no caso de câncer de estômago.

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