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Propaganda?! Em outras palavras, “propagar o nome e os benefícios da sua empresa, da sua marca, do seu produto no mercado” é todo esforço para aproximar os consumidores que usam os produtos e serviços de sua empresa.

Propaganda é uma ferramenta que tem que trazer RESULTADOS para a sua empresa. Portanto, propaganda não se restringe exclusivamente aos anúncios em mídias áudio-visuais, mas inclui também todas as ações que a equipe comercial faz para apresentar a empresa, marca ou produto aos seus clientes.

Conheça algumas dicas que ajudam a identificar se uma ação de propaganda (seja anúncio, apresentação, conversa, e-mail, etc.) tem realmente a cara da sua empresa.

Dica 1: O que está MELHOR? Propaganda ou produto? Pergunte-se, qual dos dois é o melhor: A propaganda ou o seu produto? Geralmente as prioridades acabam direcionando a atenção das pessoas à propaganda ou à apresentação, quando na verdade deveriam focar a atenção na solução, no produto, na sua marca! A exemplo disso, lembre-se daquela antiga propaganda das formigas que subiam na caixa de som e, por causa do impacto forte da batida, elas saiam voando, planando com folhas verdes. Qual era a marca do aparelho de som? Igual este exemplo, existem vários outros… Não importa o quão estruturada esteja a sua propaganda, o importante é que, no final, o cliente tenha a marca (produto ou empresa) na mente.

Dica 2: Texto fora do contexto! Na próxima vez que avaliar um anúncio, descarte as molduras e coloque-o dentro da revista, onde ele será publicado. Teste o impacto! leia para você o que falará durante a apresentação da sua empresa, para verificar se as palavras fazem sentido. Um texto, uma frase dentro de um anúncio parece maravilhosa isoladamente, mas ficam medíocres ou imperceptíveis quando colocados dentro do contexto. Uma frase pode até ser bonita, mas somente será efetiva, em propaganda, se fizer o seu cliente ficar mais próximo da sua empresa!

Dica 3: Sua propaganda prende sua atenção? A frase da apresentação, o texto do anúncio, o gráfico utilizado expressam a paixão que você tem pelos seus clientes, produtos e serviços? Um consumidor recebe em média 500 mensagens de propaganda em um único dia entre e-mails, panfletos, cartazes…, sem contar as diversas conversas, indicações, reuniões e apresentações. Se a sua mensagem não falar diretamente ao coração do seu cliente, a sua mensagem não será ouvida!

Dica 4: A sua propaganda precisa de dicionário? Ela é tão criativa que ninguém entende qual é o seu verdadeiro significado? A frase que você usa para descrever sua empresa ou seu produto é tão “floreada” que nem você entende o que está falando? Veja se tudo está claro o suficiente para um leigo entender. Seja simples e objetivo. Se o seu cliente não entender o que ler ou escutar, qual a real finalidade, então, do que você diz? Propaganda precisa ser auto-explicativa, simples, objetiva, direta!

Dica 5: Poucos segundos são suficientes? Você consegue resumir sua propaganda de 30 segundos, sua apresentação de meia hora, ou seu anúncio de uma página, em uma explicação direta de apenas 15 segundos? Ou você acredita que todos seus clientes têm tempo suficiente para ficar ouvindo suas explicações, ou lendo texto gigantescos para, enfim, se sentir pressionado a ser convencido de comprar algo? Se você não consegue descrever seu produto, marca, empresa, serviço ou solução num passeio de elevador com seu possível cliente, então não conseguirá prender sua atenção numa ligação telefônica para agendar uma reunião, nem conseguirá que seus clientes leiam seus anúncios. O seu “apelo” deve criar uma sensação de necessidade nos seus clientes num contato imediato (de até 15 segundos)!

Dica 6: Foco no foco do cliente. Provavelmente em sua empresa existam frases pregadas nas paredes dizendo que é preciso ter foco no cliente. Mas a grande questões é: Onde está seu foco? Você tem foco no cliente ou no foco dele? Ou seja, você fica direcionando sua atenção ao seu cliente, ou direciona sua atenção àquilo que o cliente está ansiando (desejando)? Se seus clientes têm a atenção focada em algo… Você deve direcionar sua atenção e seus esforços para satisfazer essas necessidades deles!

Todas as ações de marketing e vendas, inclusive a propaganda, devem ser continuamente avaliadas, para que se mantenham dentro do seu maior objetivo:

Conquistar novos clientes e manter mais próximos os atuais clientes.

Fica a pergunta: Sua equipe de vendas está propagando uma imagem adequada da sua empresa, marca e produto?

Faça com que sua resposta a essa pergunta seja “SIM”! E faça com que esse “sim” seja cada vez melhor!

Faz sentido?

Andersom Bontorim

Diretor de Soluções

MasterSapiens

 

 

Celso Jaymes criou o documento “A Imagem da sua Empresa”.

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Conheça algumas dicas que ajudam a identificar se uma ação de propaganda (seja anúncio, apresentação, conversa, e-mail, etc.) tem realmente a cara da sua empresa.

Dica 1: O que está MELHOR? Propaganda ou produto? Pergunte-se, qual dos dois é o melhor: A propaganda ou o seu produto? Geralmente as prioridades acabam direcionando a atenção das pessoas à propaganda ou à apresentação, quando na verdade deveriam focar a atenção na solução, no produto, na sua marca! A exemplo disso, lembre-se daquela antiga propaganda das formigas que subiam na caixa de som e, por causa do impacto forte da batida, elas saiam voando, planando com folhas verdes. Qual era a marca do aparelho de som? Igual este exemplo, existem vários outros… Não importa o quão estruturada esteja a sua propaganda, o importante é que, no final, o cliente tenha a marca (produto ou empresa) na mente.

Dica 2: Texto fora do contexto! Na próxima vez que avaliar um anúncio, descarte as molduras e coloque-o dentro da revista, onde ele será publicado. Teste o impacto! leia para você o que falará durante a apresentação da sua empresa, para verificar se as palavras fazem sentido. Um texto, uma frase dentro de um anúncio parece maravilhosa isoladamente, mas ficam medíocres ou imperceptíveis quando colocados dentro do contexto. Uma frase pode até ser bonita, mas somente será efetiva, em propaganda, se fizer o seu cliente ficar mais próximo da sua empresa!

Dica 3: Sua propaganda prende sua atenção? A frase da apresentação, o texto do anúncio, o gráfico utilizado expressam a paixão que você tem pelos seus clientes, produtos e serviços? Um consumidor recebe em média 500 mensagens de propaganda em um único dia entre e-mails, panfletos, cartazes…, sem contar as diversas conversas, indicações, reuniões e apresentações. Se a sua mensagem não falar diretamente ao coração do seu cliente, a sua mensagem não será ouvida!

Dica 4: A sua propaganda precisa de dicionário? Ela é tão criativa que ninguém entende qual é o seu verdadeiro significado? A frase que você usa para descrever sua empresa ou seu produto é tão “floreada” que nem você entende o que está falando? Veja se tudo está claro o suficiente para um leigo entender. Seja simples e objetivo. Se o seu cliente não entender o que ler ou escutar, qual a real finalidade, então, do que você diz? Propaganda precisa ser auto-explicativa, simples, objetiva, direta!

Dica 5: Poucos segundos são suficientes? Você consegue resumir sua propaganda de 30 segundos, sua apresentação de meia hora, ou seu anúncio de uma página, em uma explicação direta de apenas 15 segundos? Ou você acredita que todos seus clientes têm tempo suficiente para ficar ouvindo suas explicações, ou lendo texto gigantescos para, enfim, se sentir pressionado a ser convencido de comprar algo? Se você não consegue descrever seu produto, marca, empresa, serviço ou solução num passeio de elevador com seu possível cliente, então não conseguirá prender sua atenção numa ligação telefônica para agendar uma reunião, nem conseguirá que seus clientes leiam seus anúncios. O seu “apelo” deve criar uma sensação de necessidade nos seus clientes num contato imediato (de até 15 segundos)!

Dica 6: Foco no foco do cliente. Provavelmente em sua empresa existam frases pregadas nas paredes dizendo que é preciso ter foco no cliente. Mas a grande questões é: Onde está seu foco? Você tem foco no cliente ou no foco dele? Ou seja, você fica direcionando sua atenção ao seu cliente, ou direciona sua atenção àquilo que o cliente está ansiando (desejando)? Se seus clientes têm a atenção focada em algo… Você deve direcionar sua atenção e seus esforços para satisfazer essas necessidades deles!

Todas as ações de marketing e vendas, inclusive a propaganda, devem ser continuamente avaliadas, para que se mantenham dentro do seu maior objetivo:

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Fica a pergunta: Sua equipe de vendas está propagando uma imagem adequada da sua empresa, marca e produto?

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Andersom Bontorim

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Uma resposta a ipeem

  1. Bacana ver meu artigo aqui!
    Isso só me faz crer que está sendo útil. Fico muito feliz por isso.
    Veja outros artigos no meu blog e, se forem úteis, use à vontade.
    Só peço que, como este, mantenha a autoria.
    Abraços.
    🙂

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