DICAS….

Diante da citação de um  irmão que experimenta dificuldade em digerir alimentos, tomo a liberdade de sugerir uma prática simples e salutar para acelerar o processo. Trata-se da produção do  suco digestivo denominado ptialina, substância produzida pelo nosso organismo através da mastigação/salivação.

A expressão popular derramar lágrimas de crocodilo, usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgiu de um fato que acontece com os crocodilos. Quando o animal come uma presa, ele a engole sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem.

Alguns profissionais sugerem que a gente deve mastigar até água. Conosco ocorre o mesmo em relação as glândulas salivares, pressionadas pela mastigação elas produzem o componente ptialina que auxilia sobremaneira na digestão dos hidratos de carbono.  A primeira enzima a agir sobre os carboidratos que atua sobre o amido e a dextrina, transformando-os em maltose. Como os alimentos permanecem durante pouco tempo na boca, a digestão aí é reduzida. No estômago, o bolo alimentar ainda impregnado de saliva, sofre a ação da ptialina, com o desdobramento de alguma parte de amido. Entretanto, com a acidificação do meio pelo ácido clorídrico do suco gástrico, a amilase salivar é rapidamente inativada inibindo a hidrólise do amido.
Uma digestão rápida também auxilia quem precisa emagrecer.

Especialistas em nutrição recomendam  mastigar cada bocado 10 vezes, descansá-lo no canto direito da boca, esperar 10 segundos, mastigar mais 10 vezes, descansá-lo no canto esquerdo da boca, esperar 10 segundos, mastigar mais 10 vezes e só depois engolir… Realmente isso transforma qualquer sólido em líquido impregnado do suco digestivo ptialina. Uma prática que contraria hábitos alimentares onde menor tempo para as refeições é o que se vê.

Deixando claro que a melhor maneira para tratar qualquer anomalia é visitar regularmente médico e no caso em questão, também um nutricionista.

Bom apetite e boa digestão!

DEVANIR

   
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s