O Executivo e o Pescador

O Executivo e o Pescador

Um executivo de férias na praia observava um pescador sobre uma pedra fisgando alguns peixes com equipamentos bastante rudimentares:

Linha de mão, anzol simples, chumbo e iscas naturais.

O executivo chega perto e diz:

– Bom dia, meu amigo, posso me sentar e observar?

– Tudo bem, doutor.

– Poderia lhe dar uma sugestão sobre a pesca?

– Como assim?

– Se você me permite, eu não sou pescador, mas sou executivo de uma multinacional muito famosa e meu trabalho é melhorar a eficiência da fábrica, otimizando recursos, reduzindo preços, enfim, melhorando a qualidade dos nossos produtos. Sou um expert nessa área e fiz vários cursos no exterior sobre isto.

– Pois não, doutor, o que o senhor sugere?

– Olha, estive observando o que você faz. Você poderia ganhar dinheiro com isso. Vamos pensar juntos. Se você pudesse comprar uma vara de pescar com molinete, poderia arremessar sua isca para mais longe, assim pescaria peixes maiores, certo? Depois disso, você poderia treinar seu filho para fazer este trabalho para você. Quando ele se sentisse preparado, você poderia comprar um barco motorizado com uma boa rede para pescar uma quantidade maior e ainda vender para as cooperativas existentes nos grandes centros. Depois, você poderia comprar um caminhão para transportar os peixes diretamente, sem os intermediários, reduzindo sensivelmente o preço para o usuário final e aumentando também a sua margem de lucro. Além disso, você poderia ir para um grande centro para distribuir melhor o seu produto para os grandes supermercados e peixarias.

– Já pensou no dinheiro que poderia ganhar?

– Aí você poderia vir para cá como eu vim, descansar e curtir essa paz, este silêncio da praia, esta brisa gostosa…

– Ah, doutor! Mas isso eu já tenho hoje!

Trabalho é meio de vida!!!!

www.planetamais.com.br

Por um Mundo Melhor!

O MONGE E SEU CÃO

Era uma vez um chinês que estava absorto em sua prática físico-espiritual de tai-chi, enquanto seu cãozinho o convidava a brincar, mas ele se deixou levar pela raiva …

Dalai Lama disse: “O meio de fazer mudar uma opinião é o afeto, não a ira.”

Agora, confira o vídeo no YouTube: www.youtube.com/embed/mQQ3BdjCc4I

veja até o final…. Feliz…

 

Sucesso – Toyota – Exemplo de superação e sucesso!

 

Toyota – Exemplo de superação e sucesso!

Posted: 08 Jul 2013 08:08 PM PDT

Todos querem mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.
Leon Tolstoi

sucesso-mudar-o-mundo

Em 15 de agosto de 1945, quando o imperador do Japão anunciou pelo radio a rendição de seu país, a Toyota tinha menos de 10 anosFundadores da Toyota de experiência na construção de automóveis e caminhões. Exatamente 24 horas antes de a guerra terminar oficialmente, um B-29 norte-americano surgiu nos céus de Nagoya, na região onde ficava a Toyota. A primeira e a segunda bombas erraram o alvo, mas a terceira destruiu metade da linha de montagem da fábrica.

A área logo foi reconstruída e novas instalações foram inauguradas, oferecendo um recomeço aos veteranos da guerra. Por volta de 1949, às fabricas da Toyota podiam produzir 1400 veículos por mês, mas as vendas se arrastavam. A empresa tinha problemas com inadimplência de clientes e foi preciso planejar demissões em massa. O sindicato reagiu com uma greve e, como consequência, a maior parte do conselho diretor renunciou. Uma nova diretoria foi empossada e a empresa se concentrou em lançar novos veículos.

Querendo acelerar a reconstrução da indústria japonesa, o general Douglas MacArthur encarregou o Dr Edward Deming de orientar a alta gerencia da empresa a adotar princípios de gerenciamento mais atualizados. Os engenheiros e administradores da Toyota aprenderam que dar ordens e oferecer recompensas e punições era muito menos eficiente do que liderar e apoiar os operários em um esforço ininterrupto para melhorar a qualidade. Em 1955, a Toyota lançou o Crown, o primeiro automóvel totalmente fabricado no Japão.

Doze anos após o fim da guerra, dois Crowns foram enviados de Yokohama para Los Angeles, e a Miss Japão posou para fotos ao lado deles. Repórteres se apressaram em comentar o evento e revendedores otimistas – que batizaram o estranho carro de “bebê Cadillac” – previram vendas anuais de 10 mil veículos. Mas o Crown não atendeu as exigências do mercado norte-americano e, com mais e mais problemas técnicos surgindo, a Toyota suspendeu a exportação daquele modelo para os Estados Unidos. Visando contentar os revendedores, a empresa concentrou suas operações no Land Cruiser 4×4, até lançar o excepcionalmente bem sucedido Corona. Por volta de 1971, a Toyota já era a terceira maior fabricante de carros do mundo. Em 1986, começou a produzir nos Estados Unidos e, em 2001 atingiu a marca de mais de 1,1 milhão de veículos fabricados lá. Nessa época, a empresa contava com 32.500 funcionários e 500 fornecedores norte-americanos.

Qual é o segredo da perseverante Toyota para superar condições adversas? Os membros da alta diretoria da empresa têm uma visão responsável do futuro, sem deixar que seus egos atrapalhem a ideia de aprimoramento constante. Ao adotar as orientações do Dr. Deming quanto à necessidade de os administradores analisarem os processos que integram o sistema e conseguirem o apoio dos trabalhadores, a Toyota entendeu que os gerentes devem deixar de lado seus egos para trazer á tona ideias que levem ao aperfeiçoamento.

Em ultima analise, o progresso demanda uma profusão de ideias, não um aglomerado de egos.  Os altos executivos da Toyota não se vangloriam dos patamares atingidos por sua empresa. Em vez de se apegarem à distancia já percorrida, se dedicam a planejar os próximos grandes passos, visualizando aonde poderão chegar.

The post Toyota – Exemplo de superação e sucesso! appeared first on Sucesso – O sucesso é ser Feliz.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s