A MEDITAÇÃO

A MEDITAÇÃO

Uma das coisas mais importantes, mesmo para os estudantes sinceros, é sentirem a necessidade de dedicar algum tempo à meditação, de manhã e à noite, que lhes aquiete a atividade externa, para que a Presença Interior possa surgir sem obstrução.

Meditar significa realmente, sentir a ativa Presença de Deus. Por este motivo, quando se entra em meditação, não se deve trazer conosco as perturbações que, nos ocuparam até aquele momento.

Deve-se afastar, conscientemente, do senti­mento e da atenção, tudo aquilo que possa perturbar, pois é um momento para entrar em contato com Deus, e não, para revolver velhos males.

Quando se fez aquela afirmação: “Conheceis a Verdade, e ela vos fará livres”, a intenção foi a de reconhecer e aceitar a atividade da Grande Presença “EU SOU”.

1) Fazei-vos conscientes de que o “EU SOU” é o Primeiro Princípio, e que é a absoluta segurança de libertação, agora mesmo. 2) Conheceis que o “EU SOU”, é a ativa Presença que governa toda manifestação em vossa vida, e vosso mundo, perfeitamente. Assim, tereis entrado na Verdade que vos fará livres.

Vós castigaríeis vosso cachorrinho se, constantemente, trouxesse ossos da cozinha para o tapete de vossa sala? Natural­mente vos pareceria que seria uma atitude imprópria. Não sabeis, amados estudantes, que, quando permitis que vossos pensamentos remexam experiências desagradáveis, estais fazendo o mesmo que o cachorrinho?

É de lamentar ser tão difícil fazer os estudantes compreenderem que nunca, sob nenhuma hipótese, se deve prender a água que já passou sob a ponte. Em outras palavras, as experiências desagradáveis, as perdas, ou qualquer imperfeição que ocorreu em vossa vida, não devem jamais ser seguras e presas ao presente.

Se uma pessoa entrou em um negócio e fracassou, isto ocorreu sempre por desarmonia mental de sua atitude e seus sentimentos. Se cada indivíduo, em circunstâncias semelhantes, mantivesse, com firmeza, a certeza de que só existe Deus em ação, alcançaria o êxito mais perfeito.

Desde o momento em que tendes livre-arbítrio, aquele que não controla seu mundo sensorial, encontrar-se-á destruindo todo o seu mundo, e o alheio também. Tal é a Grande Lei, a menos que o estudante corrija seus pensamentos e sentimentos, mantendo-os corretos.

Saint Germain

O LIVRO DE OURO DE SAINT GERMAIN
EDITORA – PONTE PARA A LIBERDADE
MENSAGEIRO – GUY BALLARD

 

A ELIMINAÇÃO DE PROGRAMAS E PADRÕES NEGATIVOS

Já enfatizei, repetidas vezes, que o processo de crescimento espiritual é árduo e difícil. Isso porque está direcionado contra uma resistência natural, contra uma inclinação a manter as coisas do modo como estão, a nos apegar aos velhos esquemas e às maneiras ultrapassadas de fazer as coisas, a tomar o caminho mais fácil. – M. Scott Peck, The Road Less Traveled

Somos o que pensamos. Os pensamentos criam nosso estado mental, que, por seu turno, cria nossa experiência presente. Nossa experiência presente pode ser alegre ou triste, dependendo dos pensamentos em nossa mente.

Ter pensamentos felizes a maior parte do tempo faz com que sejamos felizes; ter pensamentos tristes a maior parte do tempo faz com que sejamos tristes. Ter pensamentos de irritação nos torna irritadiços. Pensamentos de bondade fazem-nos compassivos e doces. Pensamentos cobiçosos nos fazem ciumentos e invejosos. Os pensamentos amorosos nos inundam de amor.

O tipo predominante de pensamento cria um estado mental correspondente. Esses estados mentais também afetam a nossa linguagem corporal e até mesmo a nossa psicologia. Quando estamos irritados ou preocupados, nosso estômago começa a se agitar pelo excesso de ácido liberado em resposta à emoção. Os efeitos do pensamento transcendem os nossos cérebros, atingindo os nossos corpos.

Tudo aquilo que praticamos repetidamente se cristaliza em padrões de comportamento, sendo que muitos de nós praticamos o pensamento negativo em lugar do positivo. Imagine que sua mente trabalha como um computador. O cérebro corresponde ao computador em si, e a mente aos programas que o alimenta. Dessa forma, os pensamentos negativos (input) transformam-se em programas negativos que resultam em comportamento negativo (output).

Hábitos ruins, má aparência, saúde precária, e assim por diante. Os padrões repetitivos são difíceis de eliminar. Os pensamentos negativos que resultam em padrões comportamentais negativos são empecilhos constantes no caminho para a bem-aventurança e a felicidade. Os padrões comportamentais negativos precisam ser detectados, editados, reprogramados e eliminados, de forma que os padrões positivos possam emergir, trazendo-nos alegria e prosperidade.

Numa outra ocasião, você pode ter sido tentado a se introduzir no poder do pensamento positivo. Muita gente considera o pensamento positivo a chave para a solução de todos os nossos problemas e para nos ajudar a levar uma vida feliz para todo o sempre.

Presume-se que sejamos capazes de criar o céu aqui na Terra simplesmente visualizando e criando pensamentos maravilhosos e positivos. O problema é que, a menos que eliminemos os programas negativos de nosso processo de pensamento, os autênticos benefícios do pensamento positivo não conseguirão abrir caminho por entre os padrões negativos.

Caso você tenha tentado usar o poder do pensamento positivo, desistindo depois, nem tudo está perdido. O pensamento positivo trabalhará a seu favor se você ampliar sua autoestima, livrando-se dos programas de sua mente que lhe dizem “não sou bom o bastante” ou “não mereço ser feliz”, e se você reconhecer os anjos como guardiães naturais da positividade em seu próprio cérebro.

Quando viemos ao mundo, nossa mente foi programada para criar felicidade e amor. Nosso impulso natural, o programa inicial com que fomos enviados para a Terra, é de afirmação de vida. Cabe a nós desenvolver e expandir a nossa verdadeira natureza interior.

O programa inicial ainda existe em nossa mente. Profundamente enraizado na alma, ele é nossa legítima ligação com o reino angélico. Se viemos todos ao mundo com tamanha capacidade de levar uma existência venturosa, por que motivo muitos de nós não conseguem? São tantas as respostas para esta pergunta quanto o número de seres humanos infelizes no planeta.

Desde o nascimento, aprendemos a reagir frente ao mundo à nossa volta, tomando por base as pessoas que têm influência sobre nós e a experiência de nossa posição singular no mundo. Todos adotamos padrões e programas, uns negativos e outros positivos, que se encaixam em nossas experiências de vida.

Os programas negativos que aprendemos, à medida que vamos crescendo, interferem no programa positivo original, enquanto os programas positivos o alimentam e o expandem. Detectar e eliminar padrões e programas negativos nos permitirão recuperar aquele programa inicial, de modo que possamos funcionar com a mesma inocência do primeiro dia em que abrimos nossos pulmões. Todos os pensamentos puros e doces dos céus, que nos foram enviados pelos anjos, ainda estão ao nosso dispor.

Prática 1 : Os editores de programas mentais

Alguma vez você já considerou por que um hábito ruim é tão difícil de eliminar? E por que é tão difícil modificar seu modo de pensar? Por que os alcoólatras não conseguem simplesmente parar de beber quando querem fazê-lo e por que os fumantes não conseguem simplesmente deixar de fumar? São perguntas intrigantes.

Em seu livro A Cura Quântica, Deepak Chopra ajuda a explicar por que os hábitos e os vícios são difíceis de eliminar. Sendo a memória mais permanente do que a matéria, a memória de uma célula é capaz de sobreviver à própria célula.

Segundo Chopra, “Se você pegar um viciado, desintoxicar seu organismo e o mantiver afastado do álcool ou das drogas por vários anos, toda as antigas células, que estavam quimicamente viciadas, terão desaparecido por completo. No entanto, a memória persiste e, se você der uma chance, ela irá se agarrar novamente à substância causadora da dependência”.

Os viciados em processo de recuperação sabem exatamente quão poderosa pode ser a memória. Para as pessoas que foram viciadas em determinada droga, o simples fato de passar pela casa ou vizinhança onde se entregavam ao vício, pode representar uma séria ameaça à sobriedade.

O tempo pode ajudar a curar esse fenômeno, mas somente se o tempo for ocupado por um trabalho consciente de fortalecimento espiritual (oração, honestidade consigo próprio, meditação, e assim por diante). Certa vez ouvi um alcoólatra, que se mantivera sóbrio durante sete anos, falando de como não encontrara a menor facilidade, durante todos aqueles anos, para encarar a vida sobriamente.

O problema é que a única mudança que fizera fora deixar de beber, interromper o ato de erguer o copo até sua boca. Libertar-se de padrões negativos não se tornará mais fácil, a não ser que você faça o trabalho interior e promova modificações no pensamento que inicialmente gerou o problema. Realizar o trabalho interior com os anjos ao seu lado comprovará que a vida pode se tornar mais fácil e que o tempo efetivamente cura!

Um exemplo semelhante é o que relaciona a melancolia aos períodos de férias ou às estações do ano. O nível do Sol no céu, projetando sombras de uma forma particular, pode despertar sentimentos de anos atrás. Odores no ar podem nos fazer lembrar de pessoas, lugares e épocas. Ouvir canções prediletas, ou nem tão prediletas, também evoca recordações. As lembranças de um determinado hábito ou modo de fazer as coisas também são fortes e muito resistentes a mudanças.

Temos nosso livre-arbítrio, de modo que não precisamos permitir que um hábito ou programa cerebral corra livremente, mas devemos fazer um esforço consciente para detê-lo. E para modificar nosso comportamento no futuro, precisamos reprogramar e aprimorar nossa mente-computador de modo a permitir a operação de um programa diferente. Os anjos editores de programas mentais podem ajudar a editar programas comportamentais indesejados.

Os editores de programas mentais são diminutos anjos de luz que têm acesso às células e neurotransmissores se nós o permitimos. Eles podem ajudar-nos a transformar convicções negativas em convicções positivas e células “viciadas” em células livres.

Para permitir que essa transformação tenha lugar, devemos saber, no mais íntimo de nós mesmos, que nada é impossível e então orar e pedir aos anjos que sustentem nossa fé em um resultado positivo. Manter forte a nossa fé na transformação significa acatar as indicações que nos são fornecidas e cumprir a nossa parte no sentido de dar andamento às mudanças. Curas milagrosas de negatividade são possíveis, porém antes de mais nada o palco deve estar montado e depois precisamos seguir até o fim.

Com os editores angélicos de programas mentais, podemos instalar alarmes e detectores contra o surgimento de programas, pensamentos ou sentimentos negativos, de modo a conseguirmos mudar instantaneamente de perspectiva, antes que a tendência negativa consiga nos dominar.

Quando o sistema de alarme estiver em funcionamento, uma pequena voz será acionada, alertando-o assim que você começar a apresentar uma disposição negativa em face de alguma circunstância. Talvez você experimente essa voz como um pensamento claro se aproximando no meio de algo diferente, a lhe perguntar: “Você quer realmente ser tão negativo?”

Depois de seu primeiro aviso, você terá a escolha, quer de prosseguir na rota negativa, quer de modificar o quadro, admitindo estar sendo negativo e deixando de sê-lo.

Caso escolha não deixar de sê-lo, em poucos instantes um outro alarme irá disparar e você terá a escolha de parar e modificar suas perspectivas. Sei, por experiência, que nem sempre é fácil usar essas escolhas de maneira sábia, porém, com o passar do tempo e a continuidade da prática, isso se torna bem mais fácil.

No mínimo, o sistema de alarme lhe oferece uma autoconsciência bem maior, independentemente de sua escolha. Para estabelecer o sistema de alarme e os detectores negativos, peça aos editores de programas cerebrais que os instalem e então declare estar disposto a realizar o trabalho efetivo de reverter o quadro sempre que quiser dar fim a um comportamento, convicção ou pensamento negativos.

Algo de tão interessante acontece quando você continua sendo negativo tendo plena consciência do fato: Você começa a perceber o modo como as pessoas à sua volta reagem e o modo como os eventos negativos se apresentam, como decorrência. Enxergar isso em cores vivas normalmente lhe dá motivação para renunciar.

Conforme sugeriu M. Scott Peck na citação no inicio deste texto, o principal motivo por que a mudança é tão difícil é que o processo de mudança vai de encontro a uma resistência natural, uma inclinação em manter as coisas da maneira como estão.

Se modificamos nossos hábitos e pensamentos, podemos temer que nosso casamento vá a pique, que nosso trabalho pareça menos gratificante, ou que nossos amigos não nos compreendam, e assim por diante. Tenha sempre presente que esses temores existem apenas em nossa mente. Ao mesmo tempo em que essas coisas podem acontecer, elas podem não acontecer e, caso aconteçam, isso normalmente significa que mudanças positivas e alegrias estão a caminho.

Se fazemos uma afirmação negativa do tipo “Bem, não vou sequer tentar conseguir aquele emprego, porque eles somente contratam membros da família ou amigos que não têm o menor talento”, isso apenas significa que estamos temerosos do que possa acontecer se pusermos nosso talento à mostra.

É possível que a declaração sobre o emprego seja verdadeira unicamente porque eles não encontraram um talento do calibre do seu. Ao fazer uma declaração negativa, examine de onde ela se origina: Estará se originando de uma região de medo ou de uma região de raiva? Apanhe seu diário e pense em uma crença negativa então escreva uma afirmação positiva que substitua a negativa, invocando os anjos para que o ajudem a acreditar na afirmação positiva e transformar a crença negativa.

O segredo aqui é ter fé; não crie problemas para si mesmo antes que eles tenham acontecido! Tenha fé em que, com os anjos à sua volta, você poderá transformar qualquer problema para o bem supremo de todos os envolvidos. Os editores de programas mentais estão a seu serviço, de modo que se você estiver disposto a se modificar e a crescer, não há desculpas!

Prática 2 : Declarações de mudança

A palavra escrita tem uma força própria, sobretudo quando os anjos estão envolvidos. Portanto, se você precisa de ajuda para modificar um padrão de pensamento ou hábito ruins, apanhe um pedaço de papel e comece a escrever.

Faça uma declaração de independência de crenças negativas, padrões obsoletos e esquemas antigos. Anuncie formalmente que aceita, de livre e espontânea vontade, a mudança, e declare que novos padrões, com resultados positivos, deverão substituir as formas negativas e ultrapassadas. Faça isso da maneira que melhor lhe convier e seja criativo.

Declare todas as suas deficiências, todo o seu excesso de bagagem, dispondo-se depois a renunciar a tudo isso em benefício do seu Eu Superior. Divirta-se e utilize-se de algum humor a fim de modificar sua perspectiva. Os seres humanos são deliciosamente engraçados quando riem de si mesmos e se divertem com a maluquice da existência humana.

Enuncie formalmente sua fé nos anjos; eles o ajudarão a transpor os momentos de desânimo, porém o mais importante é que eles ajudarão a você se permitir ser feliz e a aceitar o fato de que merece um pouco de paz mental e bem-estar verdadeiros. Você é um ser humano maravilhoso e de valor, cuja vida é uma luz dirigida para a Terra, e a vontade dos anjos é a de que você sinta prazer nisso. Vamos lá, companheiro! Apanhe a bola e corra!

Prática 3 Como o riso ajuda a apagar programas negativos

Não existem barreiras de linguagem quando você sorri. Esse sorriso no seu rosto é uma luz a dizer às pessoas que seu coração está à vontade. 

Da mesma forma como a memória celular pode despertar sentimentos negativos, uma lembrança também pode despertar sentimentos positivos. Sorrir é um exemplo disso. Você sorri naturalmente nos momentos em que está feliz ou prestes a rir, portanto imagina-se que movimentar os lábios no sentido de um sorriso deva deflagrar uma resposta feliz.

Use seu sorriso como um apagador de sentimentos negativos. Quando um pensamento negativo surgir, afaste-o com um sorriso. Permita a si mesmo sentir que o seu sorriso está apagando os sentimentos negativos em sua mente, ou então visualize o seu sorriso como um jato d’água que lava a negatividade.

Pense no sorriso como uma linda luz a brilhar no semblante de uma pessoa. Quando sorriem as pessoas parecem bonitas, independentemente de suas feições físicas; os anjos promovem a beleza sobre esta Terra, e eles adoram um belo sorriso. Quando sorrimos, atraímos energia angélica.

Sei que há muitas ocasiões em que de maneira alguma temos vontade de sorrir, e não suporto quando alguém me pede para que sorria, ignorando por completo os demais fatores da situação. Mas você pode dizer a si mesmo para sorrir, mesmo quando não está disposto, e um sorriso apenas pode modificar seu estado de ânimo e sua atitude. Em outras palavras, sorria em qualquer circunstância, pois o ato de sorrir atrairá os anjos até você e eles o ajudarão a apagar a negatividade e a transformar sua percepção de maneira positiva.

Quando não estiver sorrindo e não estiver disposto a sorrir, procure identificar o motivo. Olhe-se no espelho e identifique o que sua expressão está lhe dizendo. Talvez você esteja aborrecido e apresente no rosto um ar inexpressivo e apático.

Ou talvez sinta-se preocupado com alguma outra coisa e esteja com um ar circunspeto ou atormentado. Por acaso você parece triste ou infeliz? Irritado? Mesquinho? Perplexo? Dê uma olhada e observe sem julgar, siga sua expressão até sua fonte e comece então a sorrir. Quer lhe pareça sincero ou não, sorria. E se você é alguém que sorri o tempo todo, mesmo quando está aborrecido, não se modifique; apenas observe o que isso significa, sem tecer um julgamento negativo sobre si mesmo.

Eis algumas coisas a serem lembradas sobre o sorrir: é difícil ser rude ou cruel para com alguém que sorri; portanto, se você sorrir mais, o resto do mundo irá tratá-lo melhor. Um sorriso atrai os anjos; portanto, se sentir medo em determinada situação, sorria, e sua proteção irá aumentar.

O ato de sorrir torna-se mais fácil com a prática. Se sentir necessário, treine seu sorriso diante de um espelho. Quando um sorriso aberto toma conta de você, a felicidade e a paz dos anjos o cercam e o envolvem.

Sorria como se tivesse encontrado um grande amor. Um sorriso alegre e vivo!

OS ANJOS GUARDIÃES DA ESPERANÇA
TERRY LYNN TAYLOR
EDITORA PENSAMENTO –
www.livrariasaraiva.com.br/produto/333030/os-anjos-guardioes-da-esperanca

 

 

Cérebro Melhor | Seu corpo precisa de exercícios. Seu cérebro também.

Newsletter

Cérebro Melhor

Nº 10 | 2013

Assine já! | Conheça nossos pacotes de assinatura e assine já o programa

Novidade

Treinamento cerebral pode prevenir o declínio cognitivo

Novidade | Treinamento cerebral pode prevenir o declínio cognitivo em adultos saudáveis

Foto: Reprodução internet

Com o crescimento da população de idosos, a prevenção do declínio cognitivo se torna cada vez mais importante entre os idosos saudáveis. Essa perda de desempenho nas habilidades cerebrais ocorre naturalmente com o aumento da idade, porém se ela for maior do que o normal para certa idade, pode indicar uma condição de comprometimento cognitivo leve que, consequentemente, pode se transformar em demência.

Uma pesquisa canadense recente investigou vários produtos que afirmam prevenir o declínio cognitivo, desde programas de treinamentos físicos e mentais, até medicamentos com e sem receita. O único produto que apresentou evidências de prevenir o declínio cognitivo em idosos saudáveis foi o treinamento cognitivo formal com exercícios para o cérebro.

Leia o artigo completo no site do Cérebro Melhor

Desafio

Costurando

Desafio

Você deve encontrar a palavra que está oculta nesta confusão de letras. A única regra é que as letras da palavra precisam estar em casas contíguas na horizontal, vertical ou diagonal. Além disso, você não poderá usar a mesma casa duas vezes.
Dicas:
– tem 8 letras
– pertence ao tópico “Eletricidade”
– letras na diagonal não são permitidas
Confira a resposta na newsletter da próxima semana.

Resposta

Resposta da semana anterior:
ESCOPETA

Jogo em Destaque

Encontre seu caminho

Saiba mais

Categoria

Atenção

Jogo em Destaque | Encontre seu caminho

 

Este exercício requer que você reproduza um percurso. Uma trilha de pedras irá se acender em uma determinada ordem, e sua missão é memorizar o caminho, para depois reproduzi-lo. Conforme você progride, as trilhas são cada vez mais longas. Fácil demais? Experimente então seguir o caminho na ordem contrária!

As habilidades necessárias neste exercício são usadas constantemente em nosso cotidiano, por exemplo para encontrar o caminho de sempre ou atalhos e novas rotas entre lugares conhecidos, lembrar do percurso pela casa quando se procuram as chaves, encontrar o carro em um estacionamento, ou aprender a navegar por um bairro desconhecido ou um novo shopping center. 

Motoristas de táxi em cidades grandes, como Nova York ou São Paulo, são um bom exemplo de pessoas que têm excelente memória espacial e habilidades de navegação. Eles precisam conhecer um grande número de lugares, e também conhecer os percursos mais curtos entre eles. Hoje em dia, já é possível consultar um GPS para não se perder – mas não há nada semelhante a poder contar com seu próprio cérebro para encontrar seu caminho!

_______________________________________________________________________

| ASSINE JÁ |

Aproveite nossa Promoção Cérebro Melhor de Cara Nova com 20% de desconto em todos os pacotes de assinatura e escolha o mais adequado para você.

| SIGA-NOS |

TwitterFacebookRSS

| ENTRE EM CONTATO |

Se você tem dúvidas, sugestões ou recebeu esta mensagem com erro, por favor envie um email para contato@cerebromelhor.com.br ou responda diretamente este email.

© 2009 Cérebro Melhor - Todos os direitos reservados.

Nova publicação em Sob Malhete

As 4 Leis da Espiritualidade

by Sob Malhete

Mandala

1ª) “A pessoa que vem é a certa.” Significa que ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor estão interagindo conosco. Há sempre algo que nos faz aprender e avançar em cada situação.

2ª) “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.” Nada, nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma.Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa …, aconteceu que um outro …” Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos alguma lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

3ª) “Toda vez que você iniciar é o momento certo.” Tudo começa na hora certa: nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é o momento em que a coisas acontecem.

4ª) “Quando algo termina, acaba realmente.” Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas foi para a nossa evolução, por isso é melhor seguirmos em frente e nos enriquecermos com cada experiência.

Acho que não é por acaso que estão lendo isso… Se esse texto vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado! Viver bem o amor universal com toda a tua alma e ser extremamente feliz! É o resumo dessas 4 leis…. “Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se você escolher o amor, com ele conquistará o mundo” (Albert Einstein)

(Autor Desconhecido)

Sob Malhete | 28/07/2013 às 07:00 | Tags: amor, espiritualidade, leis, mundo | Categorias: Mensagens | URL: http://wp.me/p3nhUl-7D

Comentário

Ver todos os comentários

Curtir

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s