filosofia esotérica

www.FilosofiaEsoterica.com

O Teosofista

Notas e Informações Sobre Teosofia e o Movimento Esotérico
O Boletim Mensal do Website www.FilosofiaEsoterica.com

Ano VII – Número 75 – Edição de Agosto de 2013 

Facebook: FilosofiaEsoterica.com. Email: lutbr@terra.com.br

Com a mente calma e o coração tranquilo, podemos

alcançar clareza e as melhores soluções para os desafios da vida. ”

(Regina Maria Pimentel de Caux)

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

A Vigilância do Guerreiro

A paz nunca é dada de graça ou por acaso pela vida.
Ela deve ser conquistada através da ação correta, e preservada pela vigilância.
Assim como no caso de um terreno de operações militares dos tempos clássicos, o ponto de vista a partir do qual exercemos a vigilância e o cuidado deve ser o mais alto possível. Só o ponto mais elevado nos dá a melhor visão e a mais ampla. O comandante observa a batalha do alto da montanha e é dali que comanda suas forças.
O ponto de vista do comandante é o nível mais elevado de consciência que podemos atingir. O comandante é o eu superior, a alma espiritual. As forças que ele lidera são os bons hábitos, a determinação de agir corretamente, a capacidade de aprender, os sentimentos nobres. O adversário é a nossa própria ignorância.
Para o guerreiro que despertou e sabe o que quer, cada dia é o grande campo de batalha.
O guerreiro da sabedoria trava a batalha e também a observa desde a torre de vigia. Ele é a sentinela, é o soldado que luta, e é o comandante.
(Carlos Cardoso Aveline)

Um Compromisso Sagrado

Que a minha fala esteja em unidade com a minha mente, e que minha mente esteja em unidade com minha fala.

Ó tu, auto-iluminado Brahman [1], afasta o véu da ignorância da minha frente, para que eu possa distinguir a tua luz.  

Revela a mim o espírito das escrituras. Que a verdade das escrituras esteja sempre presente para mim. Quero buscar, noite e dia, a correta compreensão do que eu aprendo com os sábios. Que eu possa falar a verdade de Brahman.

Que eu possa falar a verdade. Que a verdade me proteja. Que ela proteja meu mestre.

OM …. Paz, paz, paz.

NOTA:

[1] Brahman significa “princípio supremo universal e impessoal”. 

[Trecho reproduzido do artigo “A Força de Um Compromisso Sagrado”, de Carlos Cardoso Aveline, que pode ser encontrado em  www.FilosofiaEsoterica.com e websites associados.]

Helena Blavatsky – A Que Distância?

John Garrigues

Milhares de pessoas podem viver de modo confortável, e até muito satisfeitas, tendo a teosofia como sua propriedade mental. Mas a aplicação diária e a cada momento da teosofia, a sua divulgação segundo as Linhas Estabelecidas por Aqueles que a criaram, preservaram e regeneraram, significa avançar por um caminho no qual ninguém conseguiria ingressar ou perseverar, se não fosse por esses Amigos e Professores de tempos antigos e de tempos futuros.

O estudante deve aprender a sentir e saber que estes Grandes Seres não estão mortos, e nem tampouco em algum retiro distante, mas estão sempre próximos, e ativos como a magia de um poder irresistível, como um rio que avança poderosamente.

À medida que o estudante confia inteiramente Neles e prossegue no trabalho, estudando, aplicando e divulgando os Ensinamentos que Eles escreveram para ele, nesta medida ele, inevitavelmente, compreenderá  por completo.

000000

Reproduzido do texto “Helena Blavatsky – A Que Distância?”, de John Garrigues. O artigo está disponível em www.FilosofiaEsoterica.com .

00000000000

Uma Troca de Polaridade no Sol

000000000000000000000000000000000

Reproduzimos abaixo notícia de um

fenômeno cíclico, que ocorre a cada 11

anos e possui grande importância em

teosofia, porque o ciclo do Sol não é apenas

físico e influencia também a consciência

humana. Título original: “Inversão de Polaridade

do Sol Vai Afetar Todo o Sistema Solar”.

0000000000000000000000000000000000000000000

(Ambiente Brasil – 10 / AGOSTO / 2013)

Nos próximos três a quatro meses, o campo magnético do Sol completará uma inversão de polaridade, um processo que ocorre a cada 11 anos e está quase na metade do caminho, de acordo com a NASA (agência espacial americana).

“Esta mudança terá repercussões em todo o Sistema Solar”, disse o físico solar Todd Hoeksema, da Universidade de Stanford (Califórnia), em declarações para a agência espacial.
A inversão de polaridade – norte e sul trocam de posição – ocorre no fim de cada ciclo solar, quando o dínamo magnético interno do Sol se reorganiza. Durante essa fase, que os físicos denominam máximo solar, as erupções de energia podem aumentar os raios cósmicos e ultravioleta que chegam à Terra, e isto pode interferir nas comunicações de rádio e afetar a temperatura do planeta.
Hoeksema é diretor do observatório Solar Wilcox, de Stanford, um dos poucos observatórios do mundo que estudam os campos magnéticos do Sol e cujos magnetogramas observaram o magnetismo polar da estrela a partir de 1976, desde quando já foram registrados três ciclos.
Phil Scherrer, outro físico solar em Stanford, disse que “os campos magnéticos polares do Sol se debilitam, ficam em zero, e depois emergem novamente com a polaridade oposta. É parte regular do ciclo solar”.
O alcance da influência magnética solar, conhecida como heliosfera, se estende a bilhões de quilômetros além de Plutão, e as sondas Voyager, lançadas em 1977, que agora rondam o umbral do espaço interestelar, captam essa influência. (Fonte: Terra)
Link:   http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2013/08/10/97019-inversao-de-polaridade-do-sol-vai-afetar-todo-o-sistema-solar.html

Renovando o Cristianismo Português
Vídeo e Livro Questionam os Milagres de Fátima

Joaquim Soares

1. Bom Livro Afirma que Aparições São Montagem

“Na Cova dos Leões”, Tomás da Fonseca, Antígona, 2009, Lisboa, 398 pp.

Cumpre resgatar e redescobrir a obra e a vida de Tomás da Fonseca. Escritor, professor, jornalista e maçom, ele foi um  dos mais notáveis livres-pensadores da história de Portugal.

Tomás da Fonseca (1887-1968) deu enorme contribuição para a implantação da república no país,  e foi um incansável e  destemido opositor da ditadura politica e religiosa. Lutou até ao final da sua vida pelos ideais da liberdade e    fraternidade. Esteve preso várias vezes e viu as suas obras serem proibidas pela censura.

Num dos seus livros mais importantes, com o título “Na Cova dos Leões”, Tomás da Fonseca desmonta a “maior fraude  da história de Portugal” – as aparições de Fátima e o Culto a Nossa Senhora.

Composto por vários textos e cartas dirigidas ao Cardeal Cerejeira, que compactuou com o regime do ditador Oliveira Salazar, este é um livro fundamental para todos os que pretendem investigar e perceber a forma como certas igrejas usam de fraude para terem poder sobre os povos.

2. “Fátima Nunca Mais”: Padre Português Mostra a Fraude

O Cristianismo necessita renovar-se em Portugal, como no Brasil e por toda parte. Uma parte considerável do atraso social e cultural na Europa é devido à influência da Igreja católica.

Em Portugal, apesar do fim da Inquisição e da expulsão dos Jesuítas em 1759, por ação do Marquês de Pombal, a Igreja de Roma continuou a usar de todos os meios ao seu alcance para manter o seu poder. Uma grande oportunidade surgiu com a instauração do regime ditatorial de Salazar durante as primeiras décadas do século 20. Por essa altura foram produzidas pelo clero as famosas “aparições” de Fátima.

O website  www.VislumbresDaOutraMargem.com  publicou um pequeno vídeo com o testemunho do padre Mário de Oliveira, autor da obra “Fátima Nunca Mais”, que discute e analisa a montagem feita pela Igreja católica na Cova da Iria, aproveitando-se da ignorância em que vivia a pobre gente daquela região.

Link direto para o Vídeo:

http://www.vislumbresdaoutramargem.com/2013/08/um-testemunho-libertador.html

Para Quem é a Teosofia?

Robert Crosbie

É preciso que haja uma mente aberta,  um coração puro, um intelecto ardente, uma clara percepção espiritual,  antes que haja qualquer esperança para nós.

Enquanto nós estivermos centrados em nós mesmos, enquanto estivermos satisfeitos com o que sabemos e com o que temos, esta grande mensagem [a filosofia teosófica] não será para nós.

Ela é para os famintos, os cansados, para aqueles que estão desejosos de conhecimento, para aqueles que vêem a absoluta escassez  daquilo que foi colocado diante deles como conhecimento por parte daqueles que se apresentam como professores.

Ela é para aqueles que não encontram uma explicação em parte alguma para os mistérios que nos rodeiam, que não conhecem a si mesmos, que não compreendem a si mesmos.

Para eles, há um caminho; para eles há alimento mais do que suficiente; para eles todo este Movimento é mantido vivo por uma única vontade, a vontade dos Irmãos Mais Velhos, que têm preservado estas grandes verdades eternas através de momentos melhores e piores, de modo que a humanidade pudesse ser beneficiada; sem desejar recompensa alguma, sem desejar qualquer reconhecimento, mas desejando apenas que os Seus companheiros de humanidade, Seus irmãos mais jovens, possam conhecer, possam compreender o que Eles sabem.

[Reproduzido do texto “A Vontade Criativa” de Robert Crosbie, disponível emwww.FilosofiaEsoterica.com .]

O Perigo do Conforto

Uma existência útil implica desapego de comodidades que nos paralisem.
A indulgência é um adversário temível porque não chega acompanhada de campainhas de alerta. A preguiça surge aos poucos e se apresenta como “merecido conforto”.

Rodeada de boas desculpas, ela transforma um cidadão ativo num mero consumidor de bens materiais e num espectador adormecido disso ou daquilo.
Alguém que pretenda realizar algo significativo em sua vida deve dar mais importância às suas Metas do que aos seus confortos. Deve esquecer de si no trabalho. Deve aprender a olhar bem para os fatos. Há oportunidades sagradas ao redor de cada ser humano. Elas são ilimitadas, mas é preciso força, determinação, coragem e perseverança para estar à altura delas. (CCA)

A Auto-Observação e a Lente

A prática da auto-observação é necessária para que possamos olhar com lucidez para o mundo ao nosso redor.  

Porque nós próprios somos a lente através da qual vemos o mundo, e a lente deve ser mantida limpa e clara.  (CCA)

00000000000

Um Olhar Para Guardar na Alma

Retrato de Helena P. Blavatsky

Parece Mostrar Seus Sentimentos

Não há espaço para ilusão neste olhar de HPB

A foto de Helena Blavatsky que reproduzimos acima é relativamente pouco conhecida e parece ter origem na Rússia. O que a torna especialmente valiosa – apesar da sua pouca qualidade do ponto de vista técnico – é a expressão sem igual que vemos nos olhos, e no rosto, de HPB.  

Não há espaço para ilusão neste olhar. A firmeza e a determinação são impressionantes, e disputam espaço com a tristeza, o cansaço e o sofrimento.

A foto foi tirada pouco tempo antes de maio de 1891, quando HPB abandonou seu corpo físico e deu por encerrada sua missão enquanto Helena Blavatsky. A imagem parece cruzar o oceano do tempo para expressar hoje as emoções e o estado de consciência de HPB em um dia específico da etapa final da sua vida.  (C. C. A.)

Notas Sobre o Caminho da Liberdade

Como Focar a Mente no Que Há de Melhor

Regina Maria Pimentel de Caux

Certo dia, chegando em uma escola para participar de encontro de meia centena de educadores, me deparei com o desânimo e a indiferença de alguns que estavam presentes.  É certo que diariamente alunos encontram nas salas de aula profissionais com esse nível de energia. Este tipo de atmosfera compromete o campo da boa vontade, da criatividade e do ensino-aprendizagem.

Nos planos inferiores de consciência, seguimos um jogo de opiniões e desejos e nos comportamos como se fôssemos o centro do universo. É necessário dar boas-vindas ao ótimo que existe dentro de cada um de nós. Praticar serenamente a meditação e a auto-observação em função do auto-aperfeiçoamento, a partir de metas elevadas – são formas pelas quais assumimos a direção do processo.

Meditar é sair do círculo vicioso. Com a mente calma e o coração tranquilo, podemos alcançar clareza e as melhores soluções para os desafios da vida. Ao encontrar a paz em nossos corações, estabelecemos guias seguros para experiências soberanas e podemos exprimir formas novas e mais adequadas e elevadas de manifestação. Diante dessa plenitude, colocamos em movimento novas causas de bons acontecimentos.

A ciência milenar da meditação tem muito a oferecer, o que vem sendo comprovado pelos que a praticam regularmente. Cada vez mais a nossa sociedade reconhece ser a meditação de grande valia no auxílio da paz, na prevenção e controle de doenças. Ela pode ser uma experiência compartilhada, como quando meditamos com um parceiro ou em grupo nas reuniões em casa, classes, praças, auditórios, dentre outros. Sri Aurobindo, em seus textos sobre Ioga Integral, escreve a respeito da “Tripla Transformação” que pode ocorrer quando meditamos de forma correta. Essa transformação se produz pelo fluir da Consciência Superior, e é vivenciada como uma sensação de Paz, Poder e Luz. [1]

A prática da “Meditação em Sete Itens”, por exemplo, proporciona uma mudança realista e evolutiva dentro do indivíduo.  A meditação propõe que se  “amplie a ligação com o centro de paz”, e diz: “Tome a decisão de tirar lições deste ou daquele obstáculo; de manter humildade na vitória e coragem na derrota; de evitar dispersão ou agitação desnecessárias; de cumprir seu dever perante sua consciência.”[2]

O estudo de bons livros, a visita a sites de referência, a participação em grupos de estudos de auto-desenvolvimento, com ação presencial ou a distância, são fatores que ampliam a nossa mente e nos direcionam para o trabalho altruísta que dá adeus aos apegos, à indiferença, à preguiça e ao egoísmo. É bom o trabalho em grupo que tem como lema a famosa frase “Um Por Todos, Todos Por Um” do escritor francês Alexandre Dumas. A ideia constitui “um ponto básico da pedagogia adotada desde a mais remota antiguidade pelos sábios e Iniciados do Oriente.” [3]

No prefácio ao “Glossário Teosófico”, de Helena Blavatsky (Ed. Ground, SP, p. 5), Murilo Nunes de Azevedo aconselha os verdadeiros buscadores do mistério das coisas a fazer uma espécie de preparação à magia da leitura:

“Leitor amigo, segure o livro cuidadosamente. Sinta o seu peso, volume, disposição gráfica, maciez ou rugosidade de suas páginas. Acaricie a sua capa lentamente, plenamente, consciente do que está fazendo. Fique algum tempo silencioso e concentrado no fato de estar segurando firmemente este exemplar. É importante, pois tem em mãos um texto profundamente significativo que poderá modificar a sua vida.” [4]

E ao modificar nossa vida modificamos a vida dos que estão ao nosso redor. Quando o pensamento prevalece, o poder pode ser encontrado.

O desperdício de energia é inaceitável em uma época em que o excesso de informações fúteis e perniciosas sufoca a capacidade de pensar, gerando poluição mental e violência. A divulgação dainformação solidária abre caminho para a prática de uma nova ética. “Depois de algumas décadas de grandes transformações formais e tecnológicas, que parecem tentar disfarçar a falta de conteúdo real dos meios de comunicação, é possível que estejamos vivendo agora a madrugada de uma revolução de conteúdos que alterará, para sempre, a função social e o grau de compromisso ético do jornalismo. O presente trabalho é parte ativa deste processo. Ele coloca ao alcance do cidadão instrumentos práticos, individuais e coletivos, para que os meios de comunicação social possam cumprir seu papel em relação à construção de um futuro melhor.” [5]

Precisamos aprender e ensinar a não acreditar na máscara vestida da realidade: “A dor psicológica é um hábito e o ser humano se apega a ela. O indivíduo ingênuo se identifica com suas ‘feridas emocionais’ – normalmente associadas ao desejo – e se lamuria e se lamenta tanto diante dos outros como no seu discurso interno para consigo mesmo.” [6]

Helena P. Blavatsky sabiamente disse: “Não ajas como se tivesses dez mil anos para desperdiçar. A morte está a um passo. Deves ser útil para alguma coisa enquanto viveres, e isso é algo que está ao teu alcance.” [7]

“As pessoas têm disposições harmoniosas e rebeldes que nascem na mente. Quando a mente é ordenada, a disposição é harmoniosa; quando a mente é desordenada, a disposição é rebelde”, explica o  Wen-Tzu. [8] No meio da crise essa luz no caminho auxilia na expansão das energias benéficas. Cada um deve procurá-la por esforço próprio e pelos meios que tem ao seu alcance.

De acordo com Erich Fromm: “A ética biófila  tem os seus próprios princípios sobre bem e mal.  Bom é tudo o que serve à vida. Mau é o que serve à morte. Bom é o sentimento de reverência pela vida, e por tudo o que aumenta a vida, o crescimento, o desenvolvimento. Mau é tudo o que enrijece a vida, que a torna estreita, ou que a corta em pedaços.  A alegria é virtuosa. A tristeza é um pecado.” [9]

Tudo que promove a sabedoria e evita estimular as causas do sofrimento funciona como mágica, e os obstáculos que pareciam imutáveis se dissolvem. O propósito da vida é expandir-se a partir de sua fonte, em pura consciência.

Nós devemos pensar sobre o modo que pensamos, sentimos e agimos, a fim de contribuir para o progresso individual e humano. Essa atitude deve ter início em cada um de nós, para que a ação errada devido ao desconhecimento possa ser corrigida através do conhecimento e da compreensão da verdade. O desafio é tornar a vida mais consciente do seu objetivo interior. Podemos perceber que a consciência está tentando se expressar e deixar que ela se manifeste. A consciência contém tudo que precisa para regular a vida e estar vivo é ser dinâmico. A educação tem um papel importante nesse processo.

Aos poucos o indivíduo desperta sua consciência para a busca da sabedoria a um nível superior de percepção.  Khalil Gibran, com seu dom de purificar  e elevar a consciência humana diz que “o espírito em cada ser se manifesta pelos olhos, pelo semblante e por todos os gestos e atitudes do corpo. Nossa aparência, nossas palavras, nossas ações nunca são maiores que nós próprios. Pois a alma é nossa casa; nossos olhos, suas janelas; e nossas palavras são suas mensageiras.” [10]

A vida é uma responsabilidade que todos nós compartilhamos e isso inclui o cumprimento do nosso dever. A visão elevada deve permanecer mais forte que os sentimentos rotineiros:

“Viver é um ato de confiança.  Confiar é saber que a vida prossegue infinitamente, e que ela avança de modo vitorioso, distribuindo dádivas e retribuindo as ações conforme o que é plantado no plano individual e no plano coletivo, nos vários níveis e aspectos da vida.” [11]

Precisamos perseverar no estabelecimento do pensamento, sentimento e ação corretos independente das circunstâncias externas. Deste modo passamos a viver em unidade e descobrimos que somos ao mesmo tempo seres individuais e universais, co-responsáveis pelo avanço da civilização e nos sentiremos completamente seguros num universo benigno e generoso.

NOTAS:

[1] “Meditação”, Pam e Gordon Smith, Editora Rocco, p. 10.

[2] “Meditação em Sete Itens”, Carlos Cardoso Aveline. Artigo disponível emwww.FilosofiaEsoterica.com .

[3] “Um Por Todos e Todos Por Um”, Carlos Cardoso Aveline. Texto disponível emwww.FilosofiaEsoterica.com .

[4] “O Despertar da Leitura”, artigo de Regina Maria Pimentel de Caux publicado emwww.FilosofiaEsoterica.com  .

[5] “A Informação Solidária”, Carlos Cardoso Aveline, Editora Edifurb, Blumenau, p. 8.

[6] “O Poder de Abençoar”, artigo de Carlos Cardoso Aveline disponível emwww.FilosofiaEsoterica.com .

[7] “Preceitos e Axiomas do Oriente – 5”,  H.P. Blavatsky, disponível emwww.FilosofiaEsoterica.com .

[8] “Wen-Tzu, A Compreensão dos Mistérios”, Tradução do chinês Thomas Cleary, Tradução do inglês, Carlos Cardoso Aveline, Editora Teosófica, ver p. 78.

[9] “Carl Jung, a Ética e a Psicologia”, Erich Fromm, artigo disponível emwww.FilosofiaEsoterica.com .

[10] “Conversas na Biblioteca”, obra de Carlos Cardoso Aveline, Editora Edifurb, Blumenau, ver p. 133.

[11] “Confiar na Vida e em Si Mesmo”, Carlos Cardoso Aveline. Artigo disponível emwww.FilosofiaEsoterica.com .

Novos Textos em
FilosofiaEsoterica.com

A seguir, reproduzimos o relatório mensal de www.FilosofiaEsoterica.com e  websites associados, válido para 10 de Agosto.

Há dois livros em francês. Em italiano, são quatro textos.  O total de artigos em espanhol é de  30, e entre eles há dois livros. Em inglês, são 464 textos. Em língua portuguesa, há 736 .  

O total nos cinco idiomas é de 1.236  itens. Os textos incluídos nos websites associados entre 07 de julho e 10 de Agosto  de 2013 são os seguintes:

(Artigos mais recentes acima)

1. The Symmetry of Life – Carlos Cardoso Aveline

2. Guia de Estudos do Livro “O Poder”  – Regina Maria Pimentel de Caux

3. A Arte de Cuidar de Alguém – Carlos Cardoso Aveline

4. The Beauty of Abstract Truth – Carlos Cardoso Aveline

5. A Photo From the 1880s  – Carlos Cardoso Aveline

6. Why H. P. B. Was Not a Madame – Carlos Cardoso Aveline

7. The World Federation After the War – Alfred Tennyson

9. O Trabalho e o Amor – Khalil Gibran

10. Agora Sei Quando Começa a Velhice – Carlos Cardoso Aveline

11. Angola, Uma Terra Com Cor – Magda Loios Susano

12. The Aquarian Theosophist, July 2013

13. A Arte de Arrepender-se – Carlos Cardoso Aveline

14. Lessons Dreams Teach – The Theosophical Movement

15. Como Desenvolver a Concentração – Carlos Cardoso Aveline

16. Why to Believe in Others – Viktor Frankl

17. Self-Discipline in Daily Life – Carlos Cardoso Aveline

18. Boletim O TEOSOFISTA, Julho 2013

19. O Fado e a Teosofia no Destino de Portugal – José Manuel Anacleto

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

O Teosofista

Notas e Informações Sobre Teosofia e o Movimento Esotérico

Ano VII, Número 75, Agosto de 2013. O Teosofista é o boletim eletrônico mensal do website  www.FilosofiaEsoterica.com . Entre em contato com os editores e faça perguntas e sugestões pelo e-mail: lutbr@terra.com.br.  Facebook: FilosofiaEsoterica.com.

 

 

Estudo Dirigido Ermance Dufaux – Agosto de 2013

Do Livro: Escutando Sentimentos

Wanderley de Oliveira

Nossa Maior Defesa

Quem se conecta com o self divino, capacita-se para gerenciar suas potências internas e adota a humildade como conduta, pois não sente a necessidade de passar uma imagem, mas apenas ser.

Tem consciência de sua real importância perante a vida.

Nem mais, nem menos valor. Apenas o que realmente é.

Autonomia à luz do espírito imortal é a habilidade de gerir bons sentimentos em relação a nós mesmos, sustentando crenças, atitudes e escolhas que correspondam ao legítimo valor pessoal.

É a expressão do auto-amor e o alicerce psicológico-emocional da maturidade.

A autonomia vem da capacidade de libertar-se dos padrões idealizados, assumindo sua realidade em busca do melhor possível.

A grande batalha pela autonomia não está em se libertar de pressões externas e, sim, de velhas programações mentais e gatilhos emocionais que nos escravizam aos processos de desamor e crueldade conosco.

É uma mudança de relacionar-se consigo próprio através do foco mental positivo.

A saúde mental surge quando nos livramos dessas estruturas internas opressoras que são impulsos, condicionamentos, complexos, tendências, clichês emocionais e intelectuais, que constituem sub-personalidades ativas na nossa vida subconsciente.

Allan Kardec, dotado de excelente senso psicológico, indagou aos Luminares Guias da Verdade:

A obrigação de respeitar os direitos alheios tira ao homem o de pertencer-se a si mesmo?’

‘De modo algum, porquanto este é um direito que lhe vem da Natureza.’

(O Livro dos Espíritos – questão 827)

Pertencer-se a si mesmo é adquirir gerência sobre o repositório da vida interior.

Responder por si perante o Criador.

Em algumas ocasiões, a conquista da autogerência requer a solidão e o recomeço.

Às vezes precisamos de muita coragem para abandonar estruturas que construímos durante a vida e seguir os sinais que nos indicam novos caminhos.

Fomos treinados para ter medo de pensar bem sobre nós ou sobre a capacidade de gerenciar nossos caminhos evolutivos.

Fomos treinados para atender à expectativas.

A pior consequência da falta de autonomia é medir o valor pessoal pela avaliação que as pessoas fazem de nós.

Por medo de rejeição, em muitas situações, agimos contra os sentimentos, apenas para agradar e sentir-se incluído e aceito.

E essa ausência da autonomia pode levar-nos à condição de mendigos de amor ou vítimas do destino.

Adoramos não ter riscos e tentamos viver apenas com o êxito em nossas escolhas.

Queremos respostas prontas e soluções imediatas.

Adoramos uma opinião, uma mensagem mediúnica.

Adoramos não ter que ser criticados pelos caminhos que optamos.

E isso reflete, ainda, o medo e a dependência.

O caminho da autonomia, não é o caminho do certo e do errado, mas é um caminho particular na busca da uma experiência sentida e conquistada dentro de sua realidade.

Essa liberdade psíquica e emocional da alma é o resultado inevitável de algumas vivências da criatura em seu percurso evolutivo.

Aprender a escutar os sentimentos e descobrir quem verdadeiramente somos é a maior defesa da alma, porque estabelece limites, produz serenidade, dilata a autoconfiança e coloca-nos em contato com nossas aspirações superiores.

Podemos enumerar em quatro as principais vivências que conduzem à autonomia:

1 – Auto-estima: é o aprendizado do valor pessoal. Quem se ama sabe sua real importância.

2 – Resistência emocional:  é a capacidade de suportar os próprios sentimentos.

3 – Saber o que se quer: somente fazendo escolhas, descobrimos nossas aspirações. Algumas dessas escolhas incluem a corajosa decisão de romper com velhas muletas mentais.

4- Escutar os sentimentos: nos sentimentos está o ‘mapa’ de nosso ‘Plano Divino’. Aprender a ouvi-los sem os ruídos da ilusão será a nossa sintonia com o Deus Interno.

Quem adquire a autonomia fica bem consigo, torna-se ótima companhia para si e passa a buscar, automaticamente, com mais intensidade, o próximo e o trabalho.

Amigos de jornada,

Estamos em busca da nossa “maior defesa”…!

Que tenhamos honestidade em nossos passos…

Fidelidade à nossa consciência…

E o sincero sentimento de aprender.

Beijocas no coração de todos. ❤ !

21 exercícios de neuróbica que deixam o cérebro afiado

Evitar fazer tudo no automático ajuda a turbinar a memória e a concentração

POR NATALIA DO VALE – ATUALIZADO EM 28/06/2013

Share on emailShare on facebookShare on twitter

2.8K

Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente?
O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.
A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.
“O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória”, explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. “Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente”.
Para o neurologista da Unifesp Ivan Okamoto, tais exercícios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, porém, tais habilidades em nada se relacionam com a memória.
“Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero”, explica o especialista.

  • Pensamentos - Foto: Getty Images
  • Ouvindo o som do mar - Foto: Getty Images
  • Revivendo a memória - Foto: Getty Images
  • Escovando os dentes - Foto: Getty Images
  • Memorizando - Foto: Getty Images
  • Consultando o dicionário - Foto: Getty Images
  • Corrida - Foto: Getty Images

1 DE 7

Pensamentos - Foto: Getty Images

Como funciona a neuróbica?

A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam à reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo. “São esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável”, explica Mariuza Pregnolato, psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva.
Quanto mais o cérebro é treinado, mais afiado ele ficará, mas para isso não precisa se matar nos testes de QI ou nas palavras cruzadas para ter resultados satisfatórios. “Estas atividades funcionam, mas a neuróbica é ainda mais simples. Em vez de se inscrever em um super desafio de matemática e ficar decorando fórmulas, que tal vestir-se de olhos fechados ou andar de trás para frente?”, sugere a especialista. A proposta da neuróbica é mudar o comportamento rotineiro para “forçar” a memória. Por isso, é recomendável virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção ou usar um novo caminho para ir ao trabalho. 

Ouvindo o som do mar - Foto: Getty Images

O papel dos sentidos

O programa de exercícios da neuróbica oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações de seus sentidos – visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos “sentidos” de cunho emocional e social.
“Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações, assim, quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação. Se a visão foi dificultada, e é isso que faz com que você sinta o efeito dos exercícios, outros sentidos serão aguçados como compensação”, explica Mariuza.
Para estimular o paladar, uma dica bacana é fazer combinações gastronômicas inusitadas. Já pensou em misturar doce com salgado? Maionese com leite condensado? 

Revivendo a memória - Foto: Getty Images

Corpinho de 40 e mente de 20!

A neuróbica não vai lhe devolver o cérebro dos vinte anos, mas pode ajudá-lo a acessar o seu arquivo de memórias. “Não dá para aumentar nossa capacidade cerebral, o que acontece é que com os exercícios você consegue ativar áreas do seu cérebro que deixou de usar por falta de treino”, explica Mariuza.
“Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer”, considera a especialista.  

Escovando os dentes - Foto: Getty Images

9 exercícios de quebra de rotina

Mudar a rotina ajuda a nos tirar dos padrões de pensamento de sempre, que nos levam ao piloto automático. Experimente:
1- Use o relógio de pulso no braço direito
2- Ande pela casa de trás para frente
3- Vista-se de olhos fechados
4- Veja as horas num espelho
5- Troque o mouse do computador de lado
6- Escove os dentes utilizando as duas mãos
7- Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual
8- Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro
9- Faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?

Memorizando - Foto: Getty Images

3 exercícios de memorização

Treinar a memória também ajuda a desenvolver a mente. Tente esses exercícios:
1- Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os
2- Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos
3- Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar

Consultando o dicionário - Foto: Getty Images

9 exercícios com palavras e habilidades cognitivas

Aprimorar novas habilidades sempre ajuda a exercitar o cérebro. Experimente essas dicas:
1- Estimule o paladar, coma comidas diferentes
2- Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado
3- Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado
4- Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef
5- Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras
6- Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes
7- Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu
8- Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver
9 – Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra 

Corrida - Foto: Getty Images

Hábitos saudáveis

Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida. O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios e com a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo e a mente saudáveis.
“A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo vapor”, explica o especialista. 

 

 

QUERIDOS AMIGOS :

Mestre Saint Germain sugere que possamos invocar pelo Poder da Chama Violeta todos os dias nesta semana, para que atue sobre o Oriente Médio e Egito, berço de civilizações passadas.

Nestes momentos de mundanças e conflitos em alguns países, precisamos enviar AMOR INCONDICIONAL e LUZ para o inconsciente coletivo destes países , principalmente os países árabes .

Abaixo Mapa Astral elaborado por Claúdia Lazzarotto do Cairo no Egito do próximo domingo 25/08/13, que traz a configuração no céu de PAZ e CONEXÃO COM O DIVINO – vamos manter esta visualização hoje e durante toda a semana, manifestando um novo momentum de EQUILÍBRIO E HARMONIA no Egito e em todos os pontos da Mãe Terra.

Dias Iluminados com muito Amor, Bençãos e Realizações,

Pax & Luz,

Eu Sou,

Carmen Balhestero

25/agosto/2013 : Poderosíssimos Aspectos Astrais trazem abertura de Portal Cósmico,  em alinhamento com Portal 11:11.  Trazendo Paz, Força Interior, Conexão com Divino e Abundância energética!!!

Momentum supremo e único, uma das mais especiais e fortes configurações planetárias do início desta Era, momento de realinhamento, de grande abertura da emanação da Paz e da força interior, para todos nós e para cada um, vamos nos abrir e sintonizar com esta magnifica emanação que banha, inunda a humanidade, abrindo a conexão com os planos superiores. Estejamos atentos para absorvermos esta abundância energética com muita sabedoria e gratidão !!!

Mapa de Cairo – Egito  em 25.8.2013 as 23:11h

clip_image002

No dia 25.8.2013 temos dois grandes e poderosos aspectos ao mesmo tempo…o Grande Hexagrama Divino, ou Grande Sextil e a Grande Cruz Sagrada.

O Grande Hexagrama Divino: Os dois grandes Trígonos (triângulos azuis) interligados entre si e ligados por aspectos azuis menores, os sexteis. Configuram uma grande abertura de portal de Paz e Iluminação. Aqui estão formados por Lua/ Nódulo Lunar Sul, Júpiter, Sol / Mercúrio, Saturno/ Nódulo Lunar Norte, Plutão e Netuno/ Kiron.

A Grande Cruz Sagrada: Um quadrado (vermelho) cruzado por uma cruz, representam o aspecto Astral de Poder e Força, abrem um portal que propicia Realizações. Aqui estão envolvidos Plutão, Urano Júpiter e Vênus.

Além dos aspectos maiores, temos importantes oposições entre Netuno/Kiron, Sol/Mercúrio e da Lua com Saturno conjuntos aos Nódulos Lunares, que como sabemos regem o Plano Divino.

O momento do ápice destes aspectos acontece em todo o Planeta Terra, em diferentes nos diferentes fuso horários, porém, no Egito acontece as 23:11 ou 11:11 PM, por isto, Mundial, Universal e Planetariamente sua influência será maior,  por  a abertura deste imenso portal se dar às 11:11 PM, o que nos coloca em sintonia com Arcanjo Miguel e o Portal 11:11 !!!

Para analisarmos este “encontro” astral precisamos falar um pouco de “astrologês”, quase todos os astros encontram-se duplamente atingidos como a Lua, Saturno, Plutão Júpiter, Netuno/Kiron…o que amplifica a energia, a força e a emanação de cada um deles…

Vamos iniciar falando das Oposições, independente dos Grandes Aspectos…a oposição do Sol (essência interior e Divina) conjunto a Mercúrio (mental, e a comunicação) com Netuno (amor Universal, Plano espiritual) e Kiron (ferida kármica), acontece no eixo Peixes e Virgem trazendo assim um grande impulso energético à cura espiritual e Kármica da Humanidade a partir de sua essência. No mapa do Egito acontece nas casas IV e X indicando o resgate das raízes, agindo na cura espiritual coletiva do Planeta e da Humanidade, especialmente acontecendo num país que tem um histórico de tanta sabedoria e evolução espiritual. No mapa do Brasil acontece no eixo das casas I e VII atuando no entendimento mais individual e interpessoal dos seres, trazendo um posicionamento ainda mais humanizado e consciente do processo evolutivo.

A outra importante oposição é entre Lua, Saturno e Nódulos Lunares, alinhando o Sentir, o Karma e o Plano Divino, de onde viemos e para onde Vamos, com nossas escolhas e consciência enquanto seres Divinos. Este aspecto sela a ligação e o alinhamento entre os registros no Sentir do Karma passado, representados pela conjunção entre Lua/ Nódulo Lunar Sul, com o resgate Kármico e o Renascimento com o encontro de Saturno/ Nódulo Lunar Norte em Escorpião.

Vamos ter ativado através da Grande Cruz a Libertação e a Transmutação de Urano, regente da chama Violeta, da Liberdade e da era de Aquário em Áries, (perfeitamente localizado no primeiro signo do zodíaco, onde nascemos, ou seja, indica a ação, a energia da recém nascida Era da Liberdade); com Plutão em Capricórnio, ativando o Poder Pessoal e coletivo e revolucionando a partir do Profundo o Karma do Planeta Terra, aqui domiciliado na casa VII, tendo sua energia de Renascimento amplamente amplificada.

Este aspecto conta ainda em seu conjunto com as oposições entre Urano e Vênus, domiciliada em Libra na casa V, trazendo, libertando e resgatando o Amor puro, essencial e afetivo. Amor próprio e Amor ao próximo! E oposição entre Putão e Júpiter em Câncer, conectando com a Verdade de cada um e a inteligência emocional no exercício do Poder Pessoal, direcionando-o com sabedoria e responsabilidade! Considerando que a grande Cruz traz em si quatro quadraturas e duas oposições, que são aspectos que nos pedem comprometimento e atitude,  é um aspecto desafiador e de muito poder que pode realmente trazer mudanças profundas, devemos entender este momento e acompanha-lo sem resistência mental, emocional, anímica e considerar que esta Grande Cruz não está sozinha, ela vem acompanhada por um Grande Hexagrama/Sextil Divino, iluminando e trazendo a Paz e a Harmonia com o plano espiritual e evolutivo.

No Grande Hexagrama Divino, há a ligação e a integração do Ser, do reino interno e de cada um com o Divino e sua manifestação no Mundo e no Cosmos. Considerando ainda, que o Planeta Terra está sempre oposto ao Sol num mapa Astral, o encontramos em conjunção com Netuno e Kiron em Peixes, efetivando o resgate das feridas kármicas da humanidade, através da espiritualidade, do Amor Universal e das bençãos cósmicas. Em total alinhamento com a essência do ser (Sol), com o poder pessoal e o renascimento (Plutão) com o sentir (Lua), com o mental (Mercúrio), com a verdade maior (Júpiter), com o Karma (Saturno) e com o Plano Divino (Nódulos)!

Ou seja, é um Momentum supremo e único, uma das mais especiais e fortes configurações planetárias do início desta Era, momento de realinhamento, de grande abertura da emanação da Paz e da força interior, para todos nós e para cada um, vamos nos abrir e sintonizar com esta magnifica emanação que banha, inunda a humanidade, abrindo a conexão com os planos superiores. Estejamos atentos para absorvermos esta abundância energética com muita sabedoria e gratidão !!!

Claudia Lazzarotto – Astróloga Kármica; programa na TV PAX ao vivo todas as quartas às 16h >

clip_image001

Mestre Saint Germain :  Exercício de Co-Criação

Canalizado por Carmen Balhestero

” Amados filhos, que na chama de vossa energia crística, possais ser a expressão viva da bem-aventurança, para que todos os reinos rapidamente possam sustentar as energias máximas de um novo-tempo,onde através do processo da co-criação, todos deverão compartilhar alegria, amor incondicional e misericórdia.

Que nesses momentos únicos de mudanças, possais observar vossos organismos biológicos, e possais ingerir o elemento água, e observar vossas alimentações, para que na chama da vossa decisão possais vos aperfeiçoar e estar cada vez mais centrados na força do vosso livre-arbítrio, para que todos os reinos se realinhem através do amor incondicional com a Paz Plena, e possam assim reencontrar a sintonia de um novo-tempo na Glória e Poder Maior de Deus Pai-Mãe Eu Sou em Ação.

Visualizeis à vossa frente o Planeta Terra na chama verde da cura, dourada de uma nova-consciência, violeta da transmutação e branca da paz, para que todos os seres em todos os reinos e dimensões vibrem convosco através de um nova-aurora.

Que possais através da sintonia com o vosso coração de luz, manifestar a bem-aventurança de um único-tempo, onde todas as consciências deverão reverberar a Unidade da vitória através da Paz plena na maestria individual e coletiva, assim acionando o poder maior da maestria, e de vossa própria ascensão individual e coletiva.

Que possais fazer valer os vossos valores internos, e buscar através do amor incondicional a vossa própria Verdade, assim estareis cada vez mais libertos do passado, estareis centrados na chama do vosso presente, o eterno-agora que vos sinaliza tudo aquilo que tendes à vossa disposição, para que possais expressar através da bem- aventurança o chamado máximo da própria consciência, e assim estareis brindando a vitória e a energia maior da harmonia, onde todos os reinos deverão continuar cumprindo suas evoluções através do amor alquímico na transformação de todos os cálices, manifestando assim a beleza, a arte, a ressurreição, a alquimia da vida através da felicidade e da abundância plena.

Amados filhos,

Que possais através dos vossos Corpos de Luz, continuar enaltecendo o chamado da vossa própria consciência, e na sabedoria de todos os ideais, possais continuar sempre renovando vossas energias através do reequilibro crístico, para que todos com sabedoria preencham seus cálices, e possam brindar através de uma nova-aurora a energia da paz e da vitória , na irradiação crística que é a sintonia de um novo-tempo.

Visualizeis em cima de vossos lares, uma grande cruz de malta que se expande, se expande se expande cada vez mais envolvendo toda humanidade.

Que à partir da 7ª Esfera de Luz, todos os reinos reverenciem o poder, e possam aprender a atrair a energia máxima do poder individualizado, para que todos possam continuar coadunando com as irradiações máximas de perfeição.

Neste momento vos ensinar-vos-ei um exercício para que possais atrair as energias máximas da abundância plena em vossas vidas.

Visualizeis acima de vossa cabeças um grande sol dourado que se expande, expande expande cada vez mais envolvendo a vossa mente consciente, à energia do vosso coração físico e a energia do vosso pé.

Cabeça, coração e pé, as três energias coadunam com as forças máximas do plano tridimensional, cabeça, coração e pé.

Visualizeis em vossa cabeça, vosso coração e vosso pé aquilo que quereis manifestar; à vossa liberdade financeira, a saúde e a plenitude, o poder da vossa auto-cura.

Que possais perceber, que o organismo biológico humano está centrado em 3 direções, cabeça, coração e pé.

Essa é a simbologia máxima de vossa própria sintonia de uma nova atitude, e que à partir deste dia, possais equilibrar vossas energias, vossos pensamentos, assim  manifestando as sintonias máximas de compaixão, para que todos os reinos busquem através de uma nova-consciência a Liberdade Finaceira na chama do eterno-agora.

Que possais observar vossa cabeça, vosso coração e vosso pé nos próximos 7 dias, e vereis que tudo aquilo que quereis manifestar estará à vossa disposição, pois aquele que sintoniza o poder através da luz do espírito reencontra a chama da verdade, aquele que enaltece o coração de luz através da força que reverbera na verdade crística quantifica o poder maior da luz maior da própria alma .

Este é o momento do único da transição que trará à humanidade a oportunidade de dignidade, amor incondicional e de felicidade plena, para que todos os reinos se reorganizem e possam brindar através de uma nova egrégora, a energia motriz de um novo-tempo na luz maior do amor incondicional e liberdade mental plena.

Que possais observar vossa cabeça, coração e pé, e nesses pontos colocar tudo aquilo que quereis manifestar, a vossa abundância, a vossa plenitude a vossa liberdade, o vosso emprego, a vossa casa e vosso lar pleno, através da alegria e da saúde da vossa própria energia de ressurreição.

Vereis que aquele que coloca atenção no ponto certo, manifesta o que quer manifestar. Tudo na vida é simbologia que reflete o poder do amor, e a força da concentração única do pensamento que revigora todas energias do Altíssimo Poder de Deus, para que cada ser encarnado possa reassumir o poder de co-criador, manifestando assim, a revelação à vida, na energia que neste momento traz as Camadas Divinas à Terra, através da luz de Deus na Luz maior do puro amor incondicional manifestando assim a vossa vitória e verdade na força da vossa própria plenitude.

Que possais ousar, e alimentareis os vossos pensamentos na luz do eterno, e assim  sereis cada vez mais livres, para que possais continuar manifestando a vossa própria felicidade individual e coletiva.

Em nome de todos os Membros da Fraternidade Branca Universal, derramamos bênçãos de amor, paz e harmonia sobre toda a humanidade, e que possais ser a expressão viva da vossa bem-aventurança da Luz do eterno, no momento sagrado à cada instante de vossas evoluções, agora.

Amor & Luz,

Eu Sou Saint Germain “

E-zine
VendaMais
Raúl Candeloro

Ano 15

nº32

19 de agosto de 2013

Nesta edição

•

Sorteio Alta Performance em Vendas
Por Raúl Candeloro

•

Opinião do leitor

•

A importância de monitorar hábitos para alcançar suas metas
Por Fred Graef

•

Entrevista exclusiva com André Silva

Compartilhe:

FBTwttermail

Editorial

Sorteio Alta Performance em Vendas

Por Raúl Candeloro

Olá, Osmar.
Na semana passada, criamos um sorteio na nossa página do Facebook para dar uma inscrição gratuita do curso Alta Performance em Vendas para quem participar. (Você pode participar do sorteio inscrevendo-se aqui: pravoce.vendamais.com.br/concurso-cultural-apv).
Neste sorteio você deve responder qual das 7 paixões em Vendas é a que mais motiva VOCÊ e por que isso é tão importante para ter Alta Performance em Vendas.
Por enquanto, pela votação a maior “paixão” é pelos DESAFIOS e em segundo lugar vem a MELHORIA CONTÍNUA (sempre aprendendo!).
Em terceiro lugar vêm empatadas 3 paixões: Ajudar pessoas, Clientes e Influência (as 3 com apenas um voto de diferença entre elas).
O ranking dos grandes motivadores e grandes paixões em Vendas até agora está assim:

  • Desafios: 26%
  • Melhoria contínua: 20%
  • Ajudar pessoas: 15%
  • Clientes: 15%
  • Influência: 15%
  • Ambição: 6%
  • Liberdade: 3%

Alguns comentários das mais de 450 pessoas que já se inscreveram para participar do sorteio de uma vaga do meu curso on-line Alta Performance em Vendas:

  • Adoro desafios – é o que impulsiona minha vida. Adoro testar meus limites e ver do que sou capaz.
  • Adoro conhecer pessoas e ajudá-las a resolver seus problemas. O olhar de satisfação e as palavras de elogio de um cliente satisfeito não têm preço.
  • Evoluir, crescer, aprender coisas novas, abrir novos horizontes – isso é o que faz meu olho brilhar e me faz ter vontade de ir trabalhar todos os dias.
  • Gosto da liberdade financeira que trabalhar com vendas me dá – nenhuma outra profissão me daria o ganho potencial que tenho em Vendas, nem a possibilidade de comprar coisas, ajudar minha família, viajar, como Vendas me dá.
  • Gosto de persuadir pessoas, de argumentar, de negociar, de convencer e de ajudar a criar um acordo bom para todos.

Todas essas paixões são comentários de pessoas de Alta Performance, buscando aprimorar ainda mais seu CHA das Vendas: conhecimentos, habilidades e atitudes.
Se quiser participar do sorteio para a inscrição do curso Alta Performance em Vendas: pravoce.vendamais.com.br/concurso-cultural-apv
Se não quiser depender de sorteios e já quiser garantir sua vaga, faça sua inscrição aqui: www.editoraquantum.com.br/cursos-online/curso-on-line-alta-performance-em-vendas-inicio-1-de-setembro/263/1228
Abraço e boas vendas
Raúl Candeloro
P.S. Inscrições EM GRUPO para o curso on-line Alta Performance tem preços especiais. Entre em contato se você for gerente ou diretor e quiser treinar sua equipe: apv@editoraquantum.com.br.

 

Opinião do leitor

Sou leitor da VendaMais há muito tempo e ela sempre me ajudou muito em tudo que preciso. Parabéns ao Raúl e a toda sua equipe.
Jose Luiz S. Souza

Entrevista

 

“É importante que todos os dias os vendedores façam uma revisão da sua performance profissional e pessoal, só assim, poderão corrigir os pontos falhos”.
Confira  a entrevista com André Silva.
Continuar a leitura >>

Para pensar

“Ser o que somos, e vir a ser o que somos capazes de ser, é o único objetivo da vida.”
Baruch Spinoza

 

Dica da semana

A importância de monitorar hábitos para alcançar suas metas

Para alcançar nossos sonhos, é sabido que precisamos ter metas. Metas de vida, metas profissionais. E quando se pensa nesse assunto, o primeiro item que vem à cabeça é o estabelecimento de um plano de ação. Como vou chegar lá, de que maneira, que recursos vou precisar, em que prazo, costumam ser o pontapé inicial quando se pensa em alcançar objetivos. No entanto, um dos caminhos mais interessantes que tenho utilizado com muitos clientes e no meu dia a dia de coach, é o monitoramento de hábitos, de competências comportamentais.
O que se percebe é que ao estabelecer a meta, identifica-se uma série de freios que impedem as pessoas de chegarem onde querem. São comportamentos novos, que se precisa adquirir. São exemplos, disciplina, coragem, ousadia, iniciativa, capacidade de dar feedback, paciência, resiliência, entre tantos outros. Cada indivíduo, por sua trajetória, é impactado por diferentes amarras, que só serão soltas quando novos hábitos forem incorporados. 

Continuar a leitura >>

Publicidade

DVD Negocie melhor e VendaMais
Com o objetivo de facilitar a vida de profissionais que lidam constantemente com os dilemas da negociação e, principalmente, com as objeções a preço, Raúl Candeloro, fundador e editor da revista VendaMais, e Márcio Miranda, diretor da Workshop e um dos maiores especialistas brasileiros em negociação, juntaram-se para a produção do DVD Negocie Melhor e VendaMais.
Acesse aqui!

Osmar, mande suas ideias ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br

10 dicas para organizar sua vida financeira

6/9/2011 por RAFAEL SEABRA | EDUCAÇÃO FINANCEIRA104

Facebook 1.6KTwitter 190Google+42

10 dicas para organizar sua vida financeiraO sonho de qualquer pessoa é ter uma vida financeira equilibrada, com as contas em dia e ainda sobrando algum dinheiro para investir. O problema é que, enquanto 99,9% das pessoas querem estar nessa situação, apenas uma pequena fração delas realmente fazem por onde alcançar essa tranquilidade financeira.

A boa notícia é que organizar sua vida financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem algumas dicas bem simples que, se seguidas à risca, certamente te guiarão para o sucesso.

O objetivo desse artigo é compartilhar 10 dicas sobre como organizar sua vida financeira e mostrar que qualquer pessoa pode fazer isso, independente de quanto recebe por mês.

1. Defina objetivos financeiros

De nada adianta ter o conhecimento sobre o que e como fazer se você não souber onde quer chegar. A definição de objetivos financeiros permite transformar sonhos em valores monetários, onde é possível saber quanto falta para alcançar cada objetivo.

Para saber mais sobre essa dica, recomendo a leitura do artigo “Defina objetivos financeiros“.

2. Elabore seu orçamento

A elaboração do orçamento geralmente é feita em três passos: (1) Identifique como você está gastando seu dinheiro atualmente; (2) Avalie seus gastos atuais e defina metas de despesas que levem em conta seus objetivos financeiros de longo prazo; e (3) Acompanhe de perto suas futuras despesas para assegurar que estejam dentro do planejado.

Para saber mais, leia o artigo “Elabore seu orçamento“.

3. Controle suas dívidas

Manter as dívidas sob controle é essencial para o sucesso do seu planejamento.

É importante ter consciência que existem dívidas boas (financiamento da casa própria, por exemplo) e dívidas ruins (dívidas com cartão de crédito ou cheque especial), sendo necessário se livrar das ruins o quanto antes.

Além disso, comece pelo pagamento das dívidas com taxas de juros mais altas.

Para mais detalhes, leia o artigo “Controle suas dívidas“.

4. Faça uma reserva para emergências

Como não sabemos o que estar por vir no dia de amanhã, é necessário estar preparado para qualquer imprevisto que possa acontecer.

O objetivo de montar um fundo para emergência é justamente se preparar para emergências financeiras, como um problema de saúde, consertos no automóvel e na residência ou até mesmo com a perda do emprego.

É importante ter tranquilidade financeira em momentos como esses e um fundo de emergência garante isso.

Para saber mais, sugiro a leitura do artigo “A importância de um fundo de emergência“.

5. Invista em educação financeira

É triste observar que existem tantas pessoas dispostas a entregar boa parte do seu patrimônio “de olhos fechados” para o gerente do banco administrá-lo, muitas vezes aplicando em títulos de capitalização ou previdências privadas com altas taxas de administração, mas não investem 50 reais para a compra de um bom livro ou 200 reais para fazer um curso de educação financeira.

Pior: ainda acham que o valor pago pelo livro e/ou pelo curso é um gasto, e não um investimento.

Posso garantir que o investimento na sua educação é – sem dúvida alguma – o mais rentável que existe. Antes de aprender a investir seu dinheiro, é fundamental ter uma base sólida e educação financeira para saber lidar com o dinheiro.

Em relação a livros, recomendo inicialmente “Pai Rico, Pai Pobre” e “Os Segredos da Mente Milionária“.

6. Tenha disciplina

Essa é, na minha opinião, a dica mais valiosa que existe. Todas as demais são essenciais, mas sem disciplina é impossível seguir um planejamento e alcançar o sucesso.

Muitas vezes, por falta de disciplina, sabotamos nosso próprio plano, deixando de investir o montante programado ou gastando mais do que havíamos calculado. Isso pode causar danos irreversíveis no longo prazo.

Para saber mais sobre essa importantíssima dica, recomendo a leitura do artigo “Qual o investimento mais rentável?“.

7. Seja equilibrado

O principal objetivo em organizar a vida financeira é viver bem tanto no presente quanto se preparar para estar bem também no futuro.

Ao investir nosso dinheiro, devemos dividir o montante entre objetivos de curto prazo (viajar ou trocar de carro), mas também os objetivos mais distantes (aposentadoria).

Para saber mais, recomendo o artigo “Viver ou juntar dinheiro? Escolho os dois!“.

8. Invista em renda fixa

Já se foi o tempo em que o dinheiro que sobrava era aplicado na poupança. Atualmente o poupança tem apresentado resultados ridículos e existem alternativas tão seguras quanto a caderneta de poupança, porém muito mais rentáveis.

Quem acompanha o Quero Ficar Rico já sabe que estou falando de títulos públicos.

Existe uma infinidade de artigos no Quero Ficar Rico que tratam desse tema e minha sugestão de leitura é “Alcance seus objetivos investindo em títulos públicos“.

9. Invista em renda variável

Mesmo o mais conservador dos investidores deveria ter uma pequena parte do seu patrimônio investido em ações, sobretudo se o tempo está a seu favor.

Quanto mais jovens somos, mais tempo temos para investir nosso dinheiro e o retorno do mercado de ações costuma ser bem superior que a rentabilidade da renda fixa, desde que haja uma boa estratégia de investimento.

Para esse tema, recomendo o artigo “Como investir na bolsa em 6 passos“.

10. Revise sua carteira e não pare de aprender!

Para obter sucesso nos investimentos, é fundamental ter uma estratégia para balancear a carteira de investimentos periodicamente e também estar sempre buscando novas informações.

Para a estratégia de balanceamento da carteira, recomendo o artigo “Qual a melhor estratégia para investir?“.

Já para estar por dentro das novidades sobre educação financeira e investimentos, sugiro que conheça o eBook Como Investir Dinheiro, best-sellerno segmento de produtos digitais, e continue acompanhando o Quero Ficar Rico! :)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s