cérebro melhor

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link

Cérebro Melhor | Seu corpo precisa de exercícios. Seu cérebro também.

Newsletter

Cérebro Melhor

Nº 12 | 2013

Assine já! | Conheça nossos pacotes de assinatura e assine já o programa

Novidade

Ajustando os ponteiros do cérebro, na Terra e em Marte

Novidade | Ajustando os ponteiros do cérebro, na Terra e em Marte

Foto: Reprodução internet

Os humanos evoluíram para sobreviver em ciclos de dia e noite de 24 horas. Os nossos ritmos biológicos acompanham este ciclo, assim como os de todos os organismos sensíveis à luz no planeta, desde as bactérias. Este ritmo, conhecido como circadiano, é governado por uma estrutura no cérebro, como se fosse um relógio interno.

Este relógio interno é mais conhecido por determinar o ciclo de sono e vigília. Quando ele perde o sincronismo, como ocorre com alguns distúrbios do sono, diferença de fuso horário, ou mudança de turno de trabalho, o padrão do sono é quebrado, o que afeta o desempenho cognitivo e o funcionamento geral do corpo. Nota-se diferença no quanto comemos, como absorvemos remédios, como doenças se desenvolvem, entre outras coisas. Se isso já ocorre na Terra, onde nosso corpo está totalmente adaptado, como seria se morássemos em Marte, onde o dia é mais longo? Como fazer para ajustar o relógio do cérebro?

Leia o artigo completo no site do Cérebro Melhor

Desafio

Costurando

Desafio

Você deve encontrar a palavra que está oculta nesta confusão de letras. A única regra é que as letras da palavra precisam estar em casas contíguas na horizontal, vertical ou diagonal. Além disso, você não poderá usar a mesma casa duas vezes.
Dicas:
– tem 8 letras
– pertence ao tópico “Eletricidade”
– letras na diagonal não são permitidas
Confira a resposta na newsletter da próxima semana.

Resposta

Resposta do desafio anterior:
AUMENTO

Jogo em Destaque

Preste atenção!

Saiba mais

Categoria

Atenção

Jogo em Destaque | Preste atenção!

 

Neste exercício, você terá de ler uma série de números ou letras, memorizá-los e, depois, escrevê-los em sua ordem original. Dependendo da variação de jogo que você escolher, poderá ter que digitar o que você se lembra na mesma ordem ou, para ficar mais difícil, em ordem inversa. Ainda acha fácil? Pratique então sua habilidade de reproduzir o que você viu em ordem alfabética ou numérica. E cuidado para não se distrair: afinal, a memória de trabalho só funciona enquanto o que você precisa lembrar estiver no foco da sua atenção!
Este exercício exige um bocado da sua atenção e memória de trabalho. responsável pela capacidade de escolher um foco e se concentrar nele, ignorando distrações, e manter ativas, disponíveis aos pensamentos, as informações necessárias mesmo depois que elas desapareçam de vista. A memória de trabalho, contudo, não dura para sempre: você só guarda nela o que está no foco da sua atenção.
Sua capacidade de atenção e memória de trabalho são utilizadas sempre que, por exemplo, você precisa lembrar de um número de telefone até discá-lo, ou de um endereço até encontrá-lo na rua. Ou, ainda, quando você precisa contar uma história começando com os eventos mais próximos ao presente e retornando em direção ao começo. E também quando você tenta organizar um grupo de pessoas em equipes esportivas de acordo com suas habilidades, ou faz uma lista de lugares marcados em mesas com base na personalidade de cada convidado e seus interesses. Em suma: é a memória de trabalho, que depende fundamentalmente da atenção, que você usa em todas as atividades do seu cotidiano em que é preciso armazenar vários elementos mentalmente e manipulá-los para resolver um problema. A vantagem de treinar sua memória de trabalho com este exercício é que ela é mais parecida com um músculo do que com um computador: quanto mais é usada, mais poderosa fica!

_______________________________________________________________________

| ASSINE JÁ |

Conheça nossos pacotes de assinatura e escolha o mais adequado para você.

| SIGA-NOS |

TwitterFacebookRSS

| ENTRE EM CONTATO |

Se você tem dúvidas, sugestões ou recebeu esta mensagem com erro, por favor envie um email para contato@cerebromelhor.com.br ou responda diretamente este email.

© 2009 Cérebro Melhor - Todos os direitos reservados.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s