ser rico

Quantas vezes você já ouviu a comum reclamação de que viemos a esse mundo e caímos na vida sem manual de instruções?

Nascemos, crescemos e somos jogados na correria da vida sem que nos digam o que fazer para vencer na vida, o que fazer para dar conta do recado e ainda sermos felizes. Num mundo repleto de livros de auto-ajuda que têm a pretensão de prometer um manual nesse sentido, Pense e Enriqueça se destaca na multidão e é considerado como sendo a fonte de muitos livros modernos de desenvolvimento pessoal.

Pense e Enriqueça é literalmente um manual para vencer na vida, mas não se engane! Pense e Enriqueça não pode, de forma alguma, ser comparado a livrinhos pretensiosos de auto-ajuda que só chovem no molhado, sem proverem qualquer “substância”. Pense e Enriqueça foi resultado de uma pesquisa que durou quase 25 anos e envolveu a participação de algumas das personalidades mais conhecidas e bem sucedidas da história da humanidade como Thomas Edison, Alexander Graham Bell e Henry Ford.

Pense e Enriqueça surgiu como uma encomenda do então homem mais rico do mundo, Andrew Carnegie, que contratou o jovem advogado e jornalista Napoleon Hill para conduzir uma extensiva pesquisa na qual Hill deveria estudar de perto, entrevistando e observando a vida de mais de 500 homens de mulheres de sucesso. O objetivo de Carnegie era que Hill fosse capaz de descobrir o segredo do sucesso e então criar uma filosofia do sucesso que seria transmitida à toda humanidade.

Carnegie partia do princípio de que os jovens eram pobremente educados em sua fase escolar sobre como lidar com sua vida futura e caíam na adultidade sem o menor preparo para vencer na vida. Ele sabia por experiência própria que existiam certos princípio que as pessoas bem sucedidas acabam descobrindo sozinhas e ao aplicarem esses princípios elas naturalmente atingiam o sucesso.

Carnegie queria que Hill descobrisse e investigasse esses princípios e traduzisse-os em palavras para que pudessem ser ensinados e difundidos. O sonho de Carnegie era que esses princípios fossem ensinados na escola para que todos os jovens recém saídos do segundo grau já soubessem como conduzir-se na vida para construir desde o começo uma vida assertiva e bem sucedida. Infelizmente o sonho de Carnegie ainda não se concretizou e ainda saímos da escola, até mesmo de cursos superiores, sem saber como vencer.

Quem lê Pense e Enriqueça, porém, sofre um impacto e passa por uma revolução interior. De repente é como se todo o segredo que deveríamos ter aprendido em nossa fase de crescimento sobre como viver a vida da forma correta nos fosse revelado.

A maior parte dos erros que as pessoas cometem na vida e que são responsáveis por seus fracassos estão relacionados a uma postura mental decorrente de idéias erradas sobre como o mundo e a vida funciona. Se acreditamos que é certo fazer as coisas de um determinado jeito e não obtemos resultado, ficamos frustrados, pois acreditamos sinceramente que estamos fazendo a coisa certa. O problema está justamente na idéia em si, o que acreditamos está errado, mas nós não sabemos. Continuamos então frustrados fazendo a coisa da forma errada, acreditando estarmos fazendo certo e nunca obtemos resultado algum.

Nossos paradigmas, as idéias que temos sobre como o mundo é e como a vida funciona, são literalmente mapas que nos guiam e moldam nossas ações. Naturalmente, se esses mapas estão errados, não conseguimos obter os resultados que desejamos. O que nos frustra é o fato de que não percebemos que esses mapas estão errados e ficamos batendo a cabeça na vida, achando que estamos fazendo certo, quando na verdade estamos fazendo tudo errado!

Mas como saber quais são os mapas certos se ninguém nunca nos disse?

É nesse ponto que Pense e Enriqueça entra com seu poder de funcionar como um “manual da vida”. No entanto, o maior trunfo de Pense e Enriqueça não são as informações que literalmente estão impressas no papel. O maior aprendizado em Pense e Enriqueça ocorre nas entrelinhas, ou seja, o que não está escrito, mas está subentendido.

O efeito que o livro causa na mentalidade do leitor é poderoso.

Nenhum livro poderia jamais apresentar absolutamente todas as “regras da vida”, todos os truques para vencer em qualquer área, até porque, um livro escrito em 1937 não poderia considerar todas as novas vertentes que levam ao sucesso disponíveis hoje no século XXI.

A poderosa transformação que ocorre no leitor de Pense e Enriqueça opera mais profundamente. Andrew Carnegie e as mais de 500 pessoas que foram objeto de estudo para elaboração da obra não aprenderam o “segredo” para vencer na vida com ninguém, eles aprenderam sozinhos! O que torna Pense e Enriqueça um livro tão influente e aclamado é justamente seu poder de ensinar o leitor a tornar-se independente mentalmente e ser capaz de descobrir as regras para vencer em qualquer jogo sem precisar de instruções detalhadas, ajuda ou apadrinhamento.

Sim, Pense e Enriqueça traz diversos tipos de instruções, até mesmo alguns “passo-a-passo”, mas não são essas instruções que mudarão a sua vida. Seu maior aprendizado será a independência mental que você irá desenvolver.

“Nossas mentes tornam-se magnetizadas com os pensamentos dominantes que mantemos e através de mecanismos dos quais que não estamos familiariazados, esses “imãs” atraem para nós as forças, as pessoas, as circunstâncias de vida que harmonizam com a natureza dos nossos pensamentos dominantes.”

Napoloen Hill em Pense e Enriqueça

Pense e Enriqueça tem o poder de desfazer o estrago feito por toda a má educação que obtemos em nossa fase de crescimento. Aprendemos na escola a sermos bonzinhos, a obedecermos ordens, a fazermos tudo direitinho como nos mandam, a decorarmos fórmulas e provarmos que somos bons obedecedores nos testes que dizem se somos ou não bons o suficiente para passarmos de ano. A ironia é que pessoas realmente bem sucedidas não são bons “obedecedores”, elas são independentes, elas fazem o que querem, são criativas, corajosas, ousadas, assertivas. Para ser bem sucedido na vida você deve “desaprender” os maus hábitos de obedecer cegamente e seguir instruções que aprendeu na escola e passar a tomar as rédeas da própria vida, sendo independente, corajoso e ousado.

A independência, no entanto, começa dentro da sua cabeça. A independência, em primeiro lugar, é uma idéia, um conceito que você tem sobre si mesmo que afeta sua postura mental e termina por definir suas atitudes de fato. Uma boa dose de reflexão íntima é necessária para que uma idéia mude realmente dentro da nossa cabeça. Pense e Enriqueça estimula sua mente a escarafunchar as idéias que estão lá cristalizadas, virando pedra, idéias que foram plantadas em sua mente já em sua infância e que você nunca pensou que poderiam ser a origem dos seus erros na vida.



Napoleon Hill – 1883 – 1970

Napoleon Hill nasceu e cresceu em uma família pobre nos Estados Unidos.

Contratado por Andrew Carnegie para descobrir e investigar as características que levavam um indivíduo ao sucesso, Hill acabou construindo para si mesmo uma carreira promissora como palestrante e consultor, apesar de não ter sido remunerado pelo estudo de mais de 2 décadas que culminou na publicação de Pense e Enriqueça.

Considerado um dos maiores autores de desenvolvimento pessoal e sucesso do mundo, Napoleon Hill publicou inúmeras obras, a maioria delas best-sellers até hoje, lidas e aclamadas por homens e mulheres de sucesso e muitas vezes mencionadas como essenciais para o alcance do sucesso.

A riqueza não pode ser medida em dinheiro. Bens materiais são necessários para a liberdade do corpo e da mente, contudo, a pessoa realmente bem sucedida não é apenas financeiramente abastada, ela domina os segredos da vida.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s